Quero ser Jovem Aprendiz em 2020 – O que preciso saber? Confira!



Quero ser Jovem Aprendiz em 2020 – Fique ligado e saiba como ser um aprendiz com todos os seus direitos garantidos no mercado de trabalho!

Quero ser Jovem Aprendiz em 2020 – Você já pensou em qual vai ser o seu futuro profissional neste ano? Muitas pessoas, principalmente quem está começando no mercado de trabalho, estão pensando em começar com vagas para iniciantes. 

As oportunidades em Programas de Aprendiz bem como vagas para estagiários podem ser essenciais para obter experiência. Por isso você deve ficar ligado para saber quais são os seus direitos garantidos. 

A seguir vamos trazer mais informações para quem está pensando em inscrever-se neste momento. Confira e saiba quais são as informações fundamentais que você precisa saber para conseguir as melhores vagas.

Quero ser Jovem Aprendiz em 2020
Imagem: Carlos Magno

Como Ser Jovem Aprendiz 2020

Antes de mais nada, como ser Jovem Aprendiz em 2020? Brasileiros e brasileiras de todas as regiões estão perguntando como funciona exatamente esse tipo de oportunidade. Isso acontece já que essa pode ser uma porta de entrada para um mercado de trabalho de sucesso. 

Mas para isso é importante entender exatamente como funciona o Jovem Aprendiz. É importante entender muitas informações importante, entre elas, os detalhes sobre o que é esse programa em comparação com outros. 

Cadastro no CIEE: quais as diferenças entre Programa de Estágio e Aprendiz Legal?

É por isso que a seguir vamos falar sobre a origem dos programas de aprendizagem que se popularizaram pelo país. Entenda mais detalhes e saiba quais são os seus direitos enquanto profissional aprendiz. 

Posso Ser Jovem Aprendiz

Afinal, quando posso ser Jovem Aprendiz? Alguns detalhes já estão firmados a partir da lei que dita todos os direitos desses profissionais que devem ser legalizados e ter todos os direitos garantidos. 

A Lei de Aprendizagem foi estabelecida em 2000 e mudou a forma de empregar jovens no país. Esse público a partir desta lei passou a ser empregado mesmo sem experiência e garantir um primeiro emprego sob regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Ou seja, o aprendiz trabalha com carteira assinada. Inclusive, hoje em dia, essa é a única forma de um jovem com menos de 16 anos trabalhar legalmente. A partir dos 14 anos é possível ser empregado com regime CLT desde que seja como aprendiz. 

Quanto Ganha Aprendiz 2020

E afinal, quanto ganha um aprendiz em 2020? Essa é uma questão que também surge com muita frequência, mas é importante lembrar que neste caso específico os valores variam de acordo com a empresa contratante.

O salário de aprendiz pela lei é no mínimo do valor de salário mínimo-hora. Ou seja, o mínimo que o candidatos irá receber é o determinado pela lei. É importante lembrar que, como todos os salários em carteira assinada, o aprendiz também passa pelos descontos previstos em lei. 

Contrato Aprendiz Quanto Tempo

Por fim, de quanto tempo é o contrato de Aprendiz? De acordo com a legislação, existe um prazo máximo. Hoje em dia o jovem aprendiz e a empresa podem ter um acordo de no máximo 2 anos. 

Depois desse período, de acordo com a lei, é necessário que a empresa dispense o jovem ou faça a contratação do aprendiz como funcionário fixo. Neste caso, é necessário um novo contrato com o profissional. 

Confira também as Vagas de Jovem Aprendiz através do Sesi!

 

Leia Também