Quero fazer Estágio no CIEE 2020 – Veja como garantir uma vaga no CIEE!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Quero fazer Estágio no CIEE 2020 – Fique ligado e saiba como começar uma vida profissional de sucesso através de vagas de estágio do CIEE!

Quero fazer Estágio no CIEE 2020 – Os primeiros passos no mercado de trabalho brasileiro são os mais complicados. Nem sempre é fácil saber por onde começar e por isso é interessante ficar ligado para todas as possibilidades. 

Algumas das principais chances para quem está estudando ainda é o Programa de Estágio do Centro de Integração Empresa Escola, o CIEE. São centenas de vagas novas todos os meses em diversas regiões do país. 

A seguir vamos trazer mais informações para quem pensa em fazer a inscrição. Fique ligado e saiba como funciona exatamente esse processo para conseguir estagiar a partir de um dos principais órgãos do país. 

Quero fazer Estágio no CIEE 2020
Imagem: Divulgação

Estágio CIEE Como Funciona

Primeiramente, como funciona o Estágio CIEE? Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como exatamente são divulgadas as vagas específicas para quem quer estagiar através do Centro de Integração. 

Hoje em dia são muitos jovens estudantes que estão procurando detalhes para saber exatamente como participar. O primeiro passo é saber exatamente quais são os públicos-alvo desse programa. 

Afinal, quem pode fazer estágio CIEE? De acordo com a instituição, poderão estagiar os alunos a partir de 16 anos que possuem seus documentos próprios (RG e CPF). É necessário estar matriculado e frequentando de forma regular cursos de Ensino Médio, Profissional ou Educação Superior ou Especial. 

Em alguns casos alunos nos anos finais de Ensino Fundamental também podem participar bem como alunos do EJA. É necessário, porém, que seja atestada pela instituição de ensino a frequência escolar. 

Confira também as vagas para Jovem Aprendiz no Sesi!

Como é Programa de Estágio CIEE

Mas como é o Programa de Estágio do CIEE? Todas as seleções são de acordo com a lei que define todos os detalhes sobre essas ações em nível nacional. E é essa Lei de Estágio de define as jornadas específicas, por exemplo. 

De acordo com a lei nº 11.788/2008, as jornadas de estágio são definidas de comum acordo. Isso acontece entre a instituição de ensino, a organização concedente bem como o aluno ou representante (em caso de menor). 

O tempo de trabalho de estagiário deve aparecer no Termo de Compromisso de Estágio. Existe, porém, um limite de 4 horas diárias e vinte horas semanais para estudantes de educação especial ou ensino fundamental ou EJA. Já para estudantes de ensino superior, educação profissional ou ensino médio regular, o limite é de 6 horas diárias ou 30 horas semanais. 

Contrato CIEE Estágio

Por fim, os detalhes do Contrato Estágio CIEE, como dito anteriormente, são definidos entre as partes. É importante lembrar que o estagiário deve acordar com a instituição de ensino e a contratante. 

Esses detalhes aparecem no Termo de Compromisso de Estágio que comprova a participação do estagiário. Ou seja, a assinatura na Carteira para estagiário não é obrigatória. Ainda assim, se ambas as partes estiverem em concordância é possível que isso aconteça. 

Para saber mais, confira qual é a duração dos programas de estágio e aprendizagem do CIEE: https://pronatec.pro.br/duracao-dos-programas-de-estagio-e-aprendizagem-do-ciee/

 

Leia Também