Quer tirar a 2ª via do RG e não sabe por onde começar? Saiba COMO fazer isso!
Ao solicitar a segunda via do Registro Geral, os brasileiros podem ter direito à isenção da taxa em alguns casos. Saiba como pedir o documento.
Não é novidade para nenhum brasileiro que o RG (Registro Geral) é um dos documentos mais importantes do país. Afinal de contas, serve como uma carteira de identificação de todos os brasileiros. Lá, existem diversas informações importantes, como a digital, estado de nascença e nome dos pais. Vale destacar que o Registro Geral vale em todo o território do Brasil.
Porém, a emissão da segunda via do RG varia conforme o estado. Existem algumas regras que valem para todos os entes da federação. Então, o documento é de extrema importância. Caso você o tenha perdido, ou o seu item tenha sido roubado, é necessário solicitar outra vida urgentemente. O processo é pago, mas algumas pessoas podem ter isenção. Continue lendo esta matéria para saber como emitir a segunda via do documento.

Quer emitir a segunda via do RG? Descubra como
Antes de mais nada, é importante deixar claro qual é a importância do RG. Conforme já mencionado, trata-se de um dos documentos mais usados no país. Ele serve para identificar o cidadão. Cada pessoa possui o seu próprio número no Registro Geral. Mesmo que ela solicite uma nova via do documento, a numeração não muda. Afinal de contas, os seus registros continuam com esse número.
Vale destacar que o documento também é solicitado em diversas ocasiões. Ao entrar em algum estabelecimento, ou fazer cadastro em concurso, por exemplo. Então, os brasileiros que o perderam precisam solicitar a segunda via. O preço para a emissão do documento varia conforme o estado. Em São Paulo, por exemplo, custa cerca de R$ 45.
O procedimento também pode variar. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o cidadão precisa solicitar a emissão do RG por meio do Poupatempo. É necessário agendar um horário no site e comparecer no dia marcado. Vale destacar que cada estado possui o seu órgão correspondente.
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Casos de furtos
Em casos de furto do RG, é necessário tomar algumas providências antes de solicitar o documento. O brasileiro precisa abrir um BO (Boletim de Ocorrência). O órgão responsável é a Polícia Civil. O BO ajuda em diversos aspectos. Em primeiro lugar, caso alguém esteja com o seu documento se passando por você, é possível comprovar que estão usando o seu nome de forma indevida.
Além do mais, o BO pode ser mostrado quando o Registro Geral é solicitado. Assim, o brasileiro poderá fazer seus cadastros, entrar em estabelecimentos, entre outras finalidades do documento. O recomendado é fazer o boletim assim que o documento for furtado, roubado ou perdido. Geralmente, os estados possibilitam que o cidadão o faça de forma remota, no site da Polícia Civil.
O BO também pode ser apresentado ao solicitar a segunda via do RG. Dessa forma, o brasileiro pode ficar isento de pagar pela emissão de um novo documento. A isenção também é válida quando ocorre erro de digitação, desde que seja solicitada em até 90 dias.
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Documentos que você pode ter online
Com o avanço da tecnologia, hoje em dia não é nem mais necessário ter documentos físicos, pois podemos utilizar as versões digitais. Veja quais estão disponíveis:
- RG: o app é individual para todos os estados, basta procurar pelo seu na sua loja de aplicativo;
- Carteira de Trabalho Digital (Android: https://bityli.com/RTJ3D ou iOS: https://bityli.com/UQefF);
- Carteira Digital de Trânsito (Android: https://bityli.com/xbATO ou iOS: https://bityli.com/fqdyYa);
- e-Título (Android: https://bityli.com/UsQGMq ou iOS: https://bityli.com/dNcxA1);
- Carteira de vacinação (Android: https://bityli.com/Jypw7 ou iOS: https://bityli.com/k61BF);
- CPF (Android: https://bityli.com/vujgLUDe ou iOS: https://bityli.com/teYNbCzK).