Quem RECEBE o BOLSA FAMÍLIA vai RECEBER a PRORROGAÇÃO do Auxílio Emergencial? Qual será o VALOR?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Quem RECEBE o BOLSA FAMÍLIA vai RECEBER a PRORROGAÇÃO do Auxílio Emergencial? Programa Bolsa Família e o Auxílio Emergencial vão ter novidades a partir deste mês! 

Muita atenção: o Ministério da Economia falou pela primeira vez neste mês sobre os principais benefícios do Governo Federal. A grande questão que foi respondida pelo ministro foi: quem recebe o Bolsa Família vai receber prorrogação do Auxílio Emergencial?

Esses dois programas estarão interligados novamente neste ano. Vamos trazer todas as últimas informações para que você entenda tudo: saiba como vai ser o pagamento da retomada do Auxílio e como isso vai interferir nas mensalidades de outros programas.

Quem RECEBE o BOLSA FAMÍLIA vai RECEBER a PRORROGAÇÃO do Auxílio Emergencial?
Imagem: Divulgação

Como vai ser a Prorrogação do Auxílio Emergencial

O ministro Paulo Guedes falou pela primeira vez neste mês sobre como vai ser a prorrogação do Auxílio Emergencial. As novidades foram divulgadas em reunião com o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

De acordo com Guedes, a prorrogação do Auxílio Emergencial em 2021 só será possível se for acionada uma nova chamada de calamidade pública. Mesmo assim, afirmou o ministro, será necessário pensar em uma maneira diferente de fazer os pagamentos. 

Nos últimos meses a equipe econômica do Governo Federal vinha falando sobre a dificuldade de pagar o benefício. Agora, porém, com muita pressão social pode ser possível a retomada do Auxílio. 

Quem vai receber o novo Auxílio Emergencial

Ainda segundo Paulo Guedes, quem vai receber o novo Auxílio Emergencial são aqueles que mais precisam – e não todos que receberam em 2020. De acordo com ele, esse seria um programa mais “focalizado”. 

A ideia é que a extensão do Auxílio Emergencial em 2021 atenda aproximadamente 32 milhões de brasileiros. Ou seja, pouco menos da metade dos 67,9 milhões de pessoas que receberam no ano passado vão receber neste ano (caso seja confirmado). 

Um dos momentos mais importantes da fala de Paulo Guedes foi quando respondeu se quem recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Emergencial. O ministro afirmou que essa nova versão NÃO seria feita pensando nos inscritos do programa, mas apenas na população que não é atendida por nenhum tipo de benefício/programa social. 

Ainda sobre a continuação do Auxílio, Paulo Guedes disse que é necessário rever os recursos no orçamento e remanejar outras despesas para dar conta do programa. Por isso também passa a ativação do estado de calamidade pública (que terminou em 31 de dezembro de 2020). 

Valor do Auxílio Emergencial em 2021

Finalmente, muitas pessoas estão querendo saber qual vai ser o novo valor do Auxílio Emergencial em 2021. Mas isso ainda não está definido: o Governo Federal precisa conversar agora com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para entender qual é o melhor caminho para a aprovação rápida. 

Levando em consideração que haverá uma diminuição de mais da metade de beneficiários é provável que o valor da prorrogação do Auxílio Emergencial em 2021 fique em R$ 300,00 – como terminou em 2020. 

Novos valores Bolsa Família 2021

Por fim, a ideia do Ministério da Economia é deixar os beneficiários que já recebem do Governo Federal de fora, já que vão surgir também novos valores do Bolsa Família 2021. Quem confirmou essa informação foi o próprio ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (responsável pelo programa). 

De acordo com ele, poderá surgir um aumento do Bolsa Família em 2021 que vai fazer com que muitas famílias recebam um valor aproximado ao benefício emergencial. Para saber mais, acesse o site: https://pronatec.pro.br/novo-valor-e-regras-do-bolsa-familia-2021/

 

Leia Também