Beneficiários que não sacaram Bolsa Família de agosto PERDERÃO o recurso? Entenda!
Confira todos os detalhes e saiba se você precisa fazer o saque do Bolsa Família no mesmo mês!
Hoje em dia são um total de 20 milhões de brasileiros que estão contando com ajuda do principal programa de transferência de renda do país – e um dos maiores do mundo. Contudo, muitas dúvidas estão surgindo sobre o saque do Bolsa Família.
Por exemplo, é verdade que quem não sacou os valores em agosto podem perder os recursos? Entenda exatamente o que está acontecendo e saiba qual é o prazo limite para tirar o dinheiro da conta antes de perder a possibilidade de contar com os depósitos. Fique ligado para todos os detalhes e não perca os valores!

Quem não sacou o Bolsa Família em agosto vai perder o pagamento?
Essa é uma dúvida que está dando o que falar já que algumas prefeituras divulgam que alguns beneficiários vão perder o Bolsa Família por não sacarem os valores.
Contudo, é importante lembrar que existem situações específicas e que existe uma regra geral. A regra do próprio programa não prevê que uma pessoa que não saca o benefício um mês já pode sair do programa.
Ainda assim, realmente existe uma lista de pessoas que vão perder o Bolsa Família porque não sacaram em agosto. Contudo, são pessoas que possivelmente estão há aproximadamente 90 dias sem fazer movimentação na sua conta.
Veja também: Bolsa Família em setembro de 2023: Calendário OFICIAL de pagamentos
Quem vai perder o pagamento por não sacar em agosto?
Por exemplo, a prefeitura de Rio Bonito/RJ, divulgou uma lista com pelo menos 16 beneficiários que não sacaram o Bolsa Família no último mês. De acordo com o site oficial, são pessoas que podem perder os valores caso não façam a movimentação do dinheiro.
É importante lembrar que quem não está sacando por falta de um cartão ou acesso à conta, pode fazer a solicitação no próprio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Isto é, tudo pode ser resolvido rapidamente caso o problema seja a falta de cartão ou até mesmo acesso ao aplicativo do Caixa Tem – responsável pelos pagamentos. O site da prefeitura de Rio Bonito dá detalhes no caso da cidade: https://riobonito.rj.gov.br/beneficiarios-que-nao-sacaram-o-bolsa-familia-podem-perder-o-recurso/
Qual é o prazo para sacar o Bolsa Família?
Por fim, é importante lembrar que existe uma regra geral que “segura” os beneficiários em casos de problemas específicos. Ou seja, se alguém não conseguiu sacar por algum problema de saúde, no cartão ou algo parecido, não tem problema.
O prazo para fazer o saque do Bolsa Família é de 90 dias. Alguns sites de prefeituras falam em até 120 dias, contudo, o prazo seguro é de três meses, no máximo.
E o que acontece com dinheiro que não é sacado do Bolsa Família? De acordo com o programa, caso a operação não aconteça, o valor volta para a União.
Ou seja, é necessário movimentar ou fazer o saque sempre dentro de 90 dias para não correr o risco de perder o seu benefício mensal.
Veja também: Bolsa Família terá nova REGRA a partir de setembro; veja o que muda