Pessoas que moram SOZINHAS receberão MENOS do Bolsa Família? Confira!

Entenda o que pode acontecer com as pessoas que moram sozinhas e que recebem o Bolsa Família mensalmente. Dúvida tem a ver com o pente fino do governo federal.

É verdade que um determinado grupo de beneficiários receberá menos do Bolsa Família? Esta é uma dúvida que está chegando às famílias que recebem mensalmente do programa social. O questionamento tem surgido desde que o governo federal anunciou que irá realizar um pente fino em todas as inscrições do Cadastro Único (CadÚnico). O foco desta fiscalização são os beneficiários que moram sozinhos.

Este público será o primeiro alvo do pente fino porque entre os meses de setembro de 2021 a agosto de 2022, o número de famílias com um integrante cadastradas no CadÚnico e recebendo o Auxílio Brasil aumentaram bastante. Nesse período, foram cerca de 5 milhões de cadastros novos. Esta movimentação fez com que o governo e o Tribunal de Contas da União (TCU) suspeitasse de irregularidades.

Pessoas que moram SOZINHAS receberão MENOS do Bolsa Família? Confira!
Veja qual grupo poderá deixar de receber o Bolsa Família, caso sejam encontradas irregularidades Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Este grupo receberá menos do Bolsa Família?

A questão é que, após realizar este pente fino, as pessoas que moram sozinhas e que apresentarem irregularidades não irão receber menos, mas sim terão seus cadastros suspensos. Ou seja, deixarão de receber o benefício. De acordo com o governo federal, essa medida só será tomada diante de alguma irregularidade encontrada no cadastro.

O objetivo dessa fiscalização é destinar os pagamentos do benefício apenas às famílias que realmente precisam do dinheiro. Para que esse pente fino seja realizado, o governo irá convocar as famílias suspeita de fraude para ir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima da casa de onde mora.

Com esta convocação, o beneficiário deverá comprovar, por meio de documentos solicitados, que realmente precisa do benefício. Até que esse procedimento seja concluído, todas as pessoas vão receber normalmente as parcelas de R$ 600. Espera-se que o pente fino seja feito com todos os suspeitos até o mês de março.

Saiba mais: Milhares de pessoas podem ficar DE FORA do Bolsa Família: pente-fino está ATIVO!

Quando o programa social volta oficialmente?

O programa deve voltar de forma oficial assim que o pente fino for concluído. Ou seja, em março. Ademais, deve haver uma votação no Congresso Nacional antes, em fevereiro, para que o Bolsa Família começe a funcionar no mês seguinte. No momento, ainda está em vigência o Auxílio Brasil.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também no mês de março deverá ter início o pagamento da parcela extra do benefício, que foi prometida por Lula durante a campanha. O adicional será de R$ 150 para as famílias que tiverem crianças de até seis anos de idade na composição familiar. O valor é restrito a até duas crianças.

Entretanto, além de restrito, o valor só será pago diante do cumprimento de alguns requisitos. As crianças, por exemplo, devem com a carteira de vacinação em dia; crianças e adolescentes deverão frequentar a escola e ainda comprovar, pelo menos, 75% de frequência; além das gestantes, que devem ser acompanhadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também: Brasileiros que não se encaixarem NESTES critérios serão excluídos do Bolsa Família; entenda!