Quem criou o Fies?

Quem criou o Fies? Confira a história de um dos principais programas de Financiamento Estudantil do País e também descubra como fazer a sua inscrição!

Quem criou o Fies? – Saiba quais são as principais informações sobre um dos principais programas de financiamento do Brasil!

Milhares de brasileiros e brasileiras estão começando a organizar a sua vida pessoal para o novo ano que chegou. Muitos estão sonhando em entrar em uma universidades e para isso poderão contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com a mudança de governo e as novidades no Ministério da Educação (MEC), muitas pessoas começam a ficar com dúvidas sobre os programas nessa área. Uma das principais questões que surgem é sobre quem criou essa ação de Financiamento Estudantil.

Confira a seguir detalhes sobre a história dessa ação que atinge todos os anos centenas de brasileiros em todos os estados do país. Saiba como fazer a sua inscrição e fique atento para as novidades lançadas recentemente.

Quem criou o Fies?
Foto: Divulgação

Quem Criou o Fies?

Quem Criou o Fundo de Financiamento Estudantil?
Foto: Divulgação

Com a transição entre um governo e outro geralmente surgem dúvidas sobre os principais programas de nível nacional. Uma questão que está surgindo recentemente é sobre o financiamento estudantil: afinal, quem criou o Fies?

Confira também qual a diferença entre Sisu, Prouni e Fies!

Hoje em dia todos sabem que o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação voltado para financiar e ajudar estudantes em cursos de graduação em instituições não gratuitas. Mas quando isso começou?

Com o nome de Crédito Educativo, o programa que hoje é conhecido como Fies, foi criado pelo Governo Federal em 1976 para ajudar alunos carentes. Até a Constituição de 1988, o Creduc (Programa de Crédito Educativo) era financiado com recursos de um Fundo de Assistência Social – com dinheiro de rendimentos de loterias.

A partir de 1988, o programa passou a funcionar com recursos do Ministério da Educação (MEC) com controle da Caixa Econômica Federal. Mas alguns anos depois, em 1991, passou por uma crise de falta de recursos e falta de eficácia na cobrança – o pior momento do programa.

Como Funciona o Fies

Como Funciona o Fies
Foto: Divulgação

Mas então como funciona o Fies? A partir de 1998, o Ministério da Educação criou um novo programa: era o surgimento do Financiamento Estudantil que substitui o Creduc. Hoje em dia existem milhares de estudantes que usam essa ação para conseguir financiar sua educação.

Os interessados em fazer a inscrição Fies 2019 devem ficar atento às novas regras e aos prazos específicos. Os detalhes para quem quer conseguir um financiamento em 2019 já estão disponíveis, confira: https://pronatec.pro.br/edital-fies-2019-1/

 

Leia Também