- Publicidade -

Você sabe quantos milionários existem no mundo? Descubra agora!

Número de pessoas com patrimônio acima de um milhão de dólares é assustador

0

A desigualdade no planeta é algo visível para qualquer ser humano. Seja no Brasil ou em países ricos como Estados Unidos ou da Europa, as diferenças salarias ainda deixam muito a desejar. Mas mesmo diante desses fatos, o número de milionários no mundo vem crescendo.

- Publicidade -

Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, o número de milionários chegou a 266 mil em 2022, perante a uma população de mais de 210 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2020, a quantidade era de 207 mil pessoas dessa classe. Mas você sabe quantos milionários existem no mundo? Esse é um número que impressiona ainda mais.

quantos-milionários-existem
Pandemia aumentou o número de milionários no mundo (Foto: divulgação)

Pobreza e fome no mundo

Com um planeta que comporta cerca de 8 bilhões de habitantes, a pobreza atinge mais de 1,3 bilhão de seres humanos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) da Organização das Nações Unidas (ONU) – leia aqui: https://news.un.org/pt/story/2021/10/1765812. O relatório aponta ainda que metade dessa população tem menos de 18 anos. Ou seja, cerca de 650 milhões de crianças e jovens vivem nessa situação.

- Publicidade -

Outro levantamento da ONU, relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2022 (veja aqui: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1794722#:~:text=O%20relat%C3%B3rio%20Estado%20da%20Seguran%C3%A7a,da%20pandemia%20de%20Covid%2D19), mostra ainda que o número de pessoas afetadas pela fome em todo o mundo aumentou 46 milhões desde 2020 e 150 milhões desde o início da pandemia de Covid-19, alcançando um número alarmante de 828 milhões em 2021. Segundo o estudo, cerca de 8% da população mundial sofria com a fome antes da crise de saúde e da guerra na Ucrânia. Esses fatores ajudaram a aumentar ainda mais o número, saltando para uma proporção de 9,8% afetadas no planeta.

Veja também: Grupo de brasileiros pode ter direito a até 100% de desconto na conta de LUZ; saiba mais

Número de milionários no mundo é assustador

Diante desses dados, é assustador constatar que o número de milionários vem crescendo em consonância com o aumento da pobreza. O banco suíço de investimentos Credit Suisse revelou um levantamento a respeito da distribuição de riqueza em patamar global. Segundo a instituição, em 2021, existiam 62,5 milhões de pessoas no mundo com uma fortuna igual ou maior a um milhão de dólares.

- Publicidade -

Enquanto a fome aumentou com a pandemia e a guerra na Ucrânia, curiosamente, o número de milionários no mundo cresceu. Aliás, foi o maior aumento desses patrimônios desde o início dos anos 2000. De acordo com o banco, a tendência é de que a quantidade de ricos vai aumentar mais 40% nos próximos dois anos. Em 2026, a previsão é de que 87,5 milhões de pessoas no mundo fiquem milionárias.

O Credit Suisse também divulgou dados do Brasil. Segundo o estudo, surpreendentemente 50% da riqueza do país está concentrada nas mãos de 1% da população brasileira. Apenas a Rússia tem uma distribuição de renda mais desigual entre as nações pesquisadas. No Kremlin, cerca de 58,1% dos recursos financeiros pertencem a 1% dos habitantes. Ainda de acordo com o banco, até 2026, esse número de milionários deve mais que dobrar por aqui até 2026, alcançando um total de 572 mil pessoas.

Veja também: O SEGREDO da longevidade da Rainha Elizabeth: realmente surpreendente!

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais