Novo documento começa a ser emitido no próximo ano. / Imagem: SSP São Paulo
Quem já mudou de estado alguma vez e precisou retirar uma via do seu RG (Registro Geral), conhecido também como Carteira de Identidade, deve ter notado que o seu número antigo mudou. Isso pode facilitar diversas fraudes. Além disso, o cidadão terá que alterar o número em conta de banco e outros que há o número antigo.
Para dar fim aos problemas relacionados a alteração de RG, o governo federal lançou o novo documento de identificação que será unificado ao CPF. A finalidade visa proporcionar maior segurança ao brasileiro.
Outra novidade do documento, é que ele será disponibilizado na forma digital, no aplicativo GOV.br. No smartphone, fica muito mais fácil para o cidadão levar para qualquer lugar o seu documento de identificação. Será gerado um QR Code para a realizar a identificação eletrônica. Apenas órgãos federais terão o programa capaz de ler o código e de autenticar o documento.
Com o decreto do governo federal em vigor, os institutos de emissão têm até março de 2023 para se adaptarem ao sistema. Já o cidadão poderá fazer o novo RG quando precisar tirar a segunda ou terceira via. É importante lembrar que os brasileiros devem mudar o documento a cada 10 anos. Crianças que precisam retirar a 1º via também contarão com o novo RG
O prazo de 10 anos é dado para quem é menor de 60 anos. Para quem está acima dessa idade, o prazo de validade é indeterminado. Ou seja, elas podem fazer a emissão do RG a qualquer momento.
O registro continuará sendo de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada estado brasileiro. E no ato da emissão, quem for fazer a nova identidade deve apresentar a certidão de nascimento ou de casamento no formato físico ou digital.
O estado que já conta com o sistema da nova RG já pode emitir a documentação. São Paulo já oferece o serviço. Por isso, os moradores podem agendar no Poupatempo a emissão do documento, por meio do site: https://www.poupatempo.sp.gov.br.
Além de São Paulo, outros estados já emitem o documento: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. É necessário buscar os órgãos emissores dessas regiões para saber mais informações.
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Segundo determinação do governo federal, a nova carteira de identificação pessoal será gratuita.
A finalidade do governo é criar um único cadastro para o brasileiro, interligando os sistemas dos estados. Isso significa que caso você mude de estado a partir da implementação do novo RG, ao fazer a segunda via, o número não será alterado, assim como ocorre com o CPF.
O novo documento constará todos a numeração de uma série de documentos, como:
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