Quando um segurado do INSS pode receber DUAS APOSENTADORIAS ao mesmo tempo?

Uma das grandes dúvidas dos segurados do INSS levam em conta a possibilidade de recebimento de duas aposentadorias e/ou benefícios, considerando as regras do instituto.

Hoje em dia, de acordo com os dados do próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mais de 37 milhões de brasileiros estão inscritos em algum benefício, o que considera a concessão dos pagamentos mensais, cujo valor pode ser extremamente variado para cada um.

Ao tratar-se desse tópico, portanto, muitos segurados são pegos com a mesma dúvida. De forma mais clara, essa dúvida indaga a possibilidade de recebimento de dois ou mais benefícios, assim como de duas ou mais aposentadorias.

Levando isso em conta, é necessário que todos tenham em mente como funciona a concessão dos benefícios do INSS, analisando a possibilidade de acúmulo e o que pode ou não ser recebido em comunhão com outro pagamento, de acordo com as regras gerais vigentes para todos os segurados do INSS.

2 aposentadorias
Todas as regras do Instituto em relação ao acúmulo / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba o que diz o INSS sobre a possibilidade de acúmulo de benefícios

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o acúmulo de benefícios diz respeito à possibilidade de contar com mais de um pagamento, seja ele temporário ou contínuo, de uma só vez. Isto é, considerando que um não seja capaz de implicar o fornecimento do outro.

De acordo com o INSS, portanto, há sim a possibilidade de acúmulo de benefícios, desde que eles não possuam a mesma categoria de pagamento, de uma forma geral. Em relação aos auxílios, como por exemplo, tem-se N possibilidades para receber mais de um valor, principalmente somados à pensão por morte, outro tipo de benefício um tanto quanto popular.

Agora, para que isso seja realmente viável, o segurado precisa comprovar que possui direito aos dois pagamentos. Caso contrário, a concessão não será permitida, não pela ausência da possibilidade de acúmulo, mas pelo não cumprimento das regras propostas para cada um.

Veja também: Posso pagar o INSS apenas uma vez por ano? Entenda o segurado FACULTATIVO!

E em relação às aposentadorias oferecidas pelo Instituto?

Tendo em mente que a possibilidade de acúmulo é sim viável, tem-se ainda mais a incerteza destinada às aposentadorias. Melhor dizendo, quando um indivíduo se aposenta pelo INSS, ele passa a contar com um pagamento contínuo, que pode ou não ser vitalício, desde que as regras continuem sendo cumpridas.

Entretanto, como dito anteriormente, o INSS permite sim que um mesmo indivíduo receba mais de um benefício, desde que eles possuam origens diferentes. Assim sendo, não é possível acumular duas aposentadorias ou mais, de acordo com as normas gerais.

Por outro lado, existe somente uma condição que possibilita o recebimento de duas aposentadorias. Isto é, se o segurado receber uma aposentadoria do regime da Previdência Privada, e outra da Previdência Social, não há qualquer impedimento.

Ainda vale pontuar que a Previdência Privada pode ser oferecida tanto pela empresa em que um indivíduo exerceu suas atividades quanto pela compra de “cotas”, por assim dizer, vendidas para possibilitar que o cidadão opte por ter esse tipo de segurança.

Veja também: Aposentados e pensionistas COMEMORAM anúncio de Lula sobre o INSS: novo AUMENTO vem por aí?