Quando será a PRÓXIMA rodada dos Valores a Receber do Banco Central?

O que se sabe do SVR

Imagina precisar de dinheiro para alguma coisa, ter a quantia, mas se esquecer disso? Pode parecer estranho, já que o país passa por uma crise e muitos buscam por dinheiro. Mas, acontece bastante. De acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), diversos brasileiros se esqueceram de algum valor em algum tipo de conta bancária. 

Por isso, no começo deste ano o órgão anunciou o ‘Valores a Receber’, sistema de consulta que permite à população saber quanto ela tem esquecido no banco. A última rodada do ‘Valores a Receber’ aconteceu em abril. Embora as próximas consultas estivessem previstas para maio, isso não ocorreu. Entenda o motivo lendo esta matéria. 

Valores-a-Receber-do-BC

O Banco Central criou o Sistema de Valores a Receber (SVR). No começo do ano o órgão disponibilizou a primeira rodada de consultas – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Já existe data definida para a próxima rodada de Valores a Receber? 

Antes de responder à pergunta, é necessário entender por que o adiantamento aconteceu. Primeiramente, os servidores do Banco Central entraram em conflito com o Governo Federal. Eles se encontram com os salários congelados há 4 anos, desde que o Bolsonaro foi eleito. Assim, a categoria pede que haja reposição inflacionária em seus vencimentos. O Governo não disponibilizou recursos para tal. Além disso, o uso eleitoral da criação do Pix por parte do presidente, desagradou os técnicos do órgão. Então, eles fizeram greves durante este ano, para conseguir um acordo com as autoridades federais.

Os servidores retornaram aos trabalhos em julho, quando o Governo Federal prometeu um reajuste de 5%. Ao voltarem da greve, no entanto, perceberam que o Sistema de Valores a Receber (SVR) necessita de algumas melhorias. Além disso, estão com alguns serviços atrasados, já que o Banco Central também é responsável por outras demandas. Naturalmente, irão se planejar e readequar para que ofereçam a consulta novamente. 

Diante dessa situação, ainda não há uma nova data definida para a próxima consulta dos Valores a Receber. A expectativa é que seja em breve, mas até agora não houve divulgação oficial do calendário. 

Veja também: ESTE aplicativo está ajudando MUITOS BRASILEIROS a conseguir RENDA EXTRA sem muito esforço; saiba como usar

Saiba mais sobre o SVR

Como já dito anteriormente, o Sistema de Valores a Receber (SVR) foi criado pelo Banco Central para ajudar brasileiros a consultarem valores esquecidos em bancos. Ele funciona para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Além de conferir qual é a quantia esquecida, é possível solicitar o resgate. Segundo a pasta, os valores podem ser de consórcios, contas encerradas ou até mesmo de alguma tarifa cobrada indevidamente.  

Veja também: Banco Central anuncia mudança sistema de CONSULTAS dos valores esquecidos: já será possível SACAR?