Qual vai ser o piso salarial do INSS em 2023?

Entenda como vai funcionar e do quê depende o novo piso salarial para beneficiários do INSS no ano que vem!

Aproximadamente 36 milhões de brasileiros hoje em dia recebem pensões e aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por isso existe uma preocupação sobre as próximas medidas do Governo Federal sobre os pagamentos. 

A saber, uma das principais dúvidas agora é: qual será o piso salarial do INSS em 2023? Como isso é definido? Entenda exatamente todos os detalhes e saiba o que está sendo previsto a partir do próximo semestre. 

Piso salarial 2023 INSS
Saiba como funciona o piso salarial de benefícios do INSS em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Como funciona o piso salarial do INSS?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o reajuste de benefícios do INSS acontece todos os anos, por lei. 

Contudo, muitas pessoas não sabem detalhes sobre como funciona o pagamento mínimo do Instituto Nacional do Seguro Social. 

A saber, os pagamentos funcionam em duas modalidades diferentes: quem recebe até um salário mínimo e quem recebe valor acima. 

O aumento dos benefícios do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo, depende majoritariamente desse valor. Isto é, o reajuste do piso federal influencia diretamente os pagamentos do INSS. Quem recebe um salário mínimo da Previdência e vai continuar recebendo isso, vai ter aumento igual a qualquer outra pessoa que recebe esse valor. 

Já o reajuste de quem recebe mais de um salário mínimo é diferente. Nesse caso existe uma Tabela de Reajuste pela autarquia federal, que segue os índices disponibilizados pela Previdência Social, com base no INPC. 

Veja também: Precatórios do INSS liberados: quem pode sacar?

Qual vai ser o pagamento mínimo do INSS em 2023?

Dito isso, o pagamento mínimo para beneficiários do INSS será igual ao valor do salário mínimo. 

Em outras palavras, os valores dependem da definição sobre o aumento do piso salarial federal no próximo ano. 

A saber, essa está sendo a principal dúvida por parte de especialistas que acompanham a economia no país.

Isso porque o novo salário mínimo pode ter aumento real pela primeira vez nos últimos quatro anos. A última vez que o valor foi acima da inflação foi em 2018. 

Previsão do novo piso do INSS em 2023

Por fim, a primeira possibilidade de aumento do piso do INSS é aquela que está no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023. 

De acordo com a LOA, o salário mínimo poderia ser de R$ 1.302 no próximo ano para conter apenas o valor da inflação. Contudo, ao que tudo indica, a inflação será menor e por isso os valores também deverão ser menores – se acompanharem apenas o valor da inflação. 

Em resumo: será necessário aguardar a definição do novo salário mínimo em 2023 para saber qual será o piso do INSS. Isso deve acontecer entre os meses de dezembro de 2022 e, no máximo, final de janeiro de 2023. 

Já o reajuste dos benefícios do INSS em 2023 (com tabela para quem recebe acima de um salário mínimo) não existe previsão ainda – embora também deva acontecer no início do ano. 

Veja também: Revisão do INSS: saiba como não PERDER seu benefício