Qual é o melhor Supletivo para mim em 2020? Confira!

Qual é o melhor Supletivo para mim em 2020? Veja todos detalhes de como obter sua certificação de Ensino Fundamental e Médio!

Existem diferentes formas de terminar os estudos e mudar de vida! Confira a seguir detalhes sobre a melhor opção de acordo com a sua rotina!

Qual é o melhor supletivo em 2020? Essa dúvida vai depender de vários fatores e de quais são os seus objetivos. Hoje em dia existem muitas opções para continuar os estudos, mas o tempo e o tipo de prova deverá variar. 

Por isso é interessante que você pesquise bastante antes e saiba quais são as melhores chances para você terminar os estudos. Isso pode acontecer sem que você se prejudique no trabalho ou no cotidiano com a família e a rotina. 

Sabendo disso, selecionamos a seguir mais informações sobre algumas maneiras de alcançar a melhora do seu currículo de forma definitiva. Fique atento e saiba qual opção vai de acordo com o seu dia a dia!

Qual é o melhor Supletivo para mim em 2020?
Foto: Divulgação

EJA 2020 

A primeira opção que surge quando falamos sobre uma forma de terminar os estudos é o EJA 2020. Essa talvez seja a forma mais tradicional, mas é importante entender como funciona e o que é verdade sobre o programa. 

A Educação para Jovens e Adultos é uma boa opção já que acontece em centenas de cidades de todo o Brasil. Essa é uma ação criada pelo Governo Federal voltada para pessoas que não conseguiram terminar a sua educação formal na idade adequada. 

Ao contrário do que muitos pensam, porém, não existe um calendário nacional desse programa. Cada município e escola disponibiliza as vagas de acordo com sua oferta e nas datas que acham mais interessantes. 

Mas o que você precisa saber sobre como funciona o EJA

  • O primeiro detalhe importante é que existem duas modalidades: o presencial e o EJA a distância
  • A primeira opção é para quem vai estudar de forma presencial (geralmente no turno da noite); a segunda opção mesmo sendo EaD exige que os estudantes façam a avaliação presencialmente todos os meses ou semestres; 
  • No formato tradicional existem planos de aula específicos que os alunos devem seguir para terminar os estudos no período entre 6 meses e até cinco anos – variando do tipo de EJA que você escolher. 

Cursos Supletivos 2020

Outra opção são os Cursos Supletivos 2020! Mas é importante que quem escolher esse tipo de estudos saiba que existem algumas opções que podem deixar a desejar em relação aos outros tipos de formação. 

Muitas escolas particulares oferecem os Cursos Supletivos EaD 2020 como uma opção para terminar os estudos muito rápido. Sempre desconfie dessas opções! Algumas dicas podem ajudar a escolher uma boa opção:

  • Confira o certificado do Supletivo: veja se a certificação é válida nacionalmente e, de preferência, opte por estudar em instituições que oferecem certificado do MEC (Ministério da Educação); 
  • Tempo de estudo: veja também se a melhor opção é essa através do currículo oferecido; muitas escolas fazem com que o aluno passe muito tempo estudando presencialmente e isso pode ser algo fora da sua realidade de trabalhador e estudante. 

Encceja 2020

Por fim, o Encceja 2020! Essa pode ser a opção mais interessante para quem tem tempo para estudar um pouco todos os dias. Existem muitas vantagens nessa prova que é a principal do país hoje em dia. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a forma mais rápida de terminar os estudos. Em apenas um dia você pode obter o seu certificado de Ensino Fundamental ou Ensino Médio!

É importante ficar atento para as vantagens do Encceja:

  • É a melhor maneira de terminar os estudos com uma prova
  • Não precisa estudar presencialmente (apenas fazer o exame); 
  • Não possui pré-requisitos (apenas a idade mínima de 15 anos para Fundamental e 18 anos para Ensino Médio); 
  • É ofertado em mais de 600 municípios de todos os estados brasileiros. 

 

Leia Também