Qual é a diferença entre Prouni, Fies e Sisu

Atualizado Hoje!

Qual é a diferença entre Prouni, Fies e Sisu – Confira quais são as diferenças entre esses programas ligados ao Governo Federal, inscreva-se e garanta o seu Diploma de Ensino Superior!

Qual é a diferença entre Prouni, Fies e Sisu – Confira quais são as diferenças entre esses três programas ligados ao Governo Federal! Saiba como fazer a inscrição para 2018!

O Governo Federal oferece milhares de oportunidades em programas na área da educação em todo o país. São oportunidades, principalmente, para quem quer realizar o sonho do diploma de ensino superior. Mas e você que pensa em garantir a sua vaga através de uma dessas seleções sabe qual é a diferença entre Prouni, Fies e Sisu?

Apesar de muitas vezes surgirem confusões sobre cada um dos programas, eles são totalmente distintos. É importante estar ciente de como funciona cada um deles e quais são as chances ofertadas.

Para facilitar esse entendimento, selecionamos mais informações sobre cada um dos processos seletivos e como funcionam os períodos de inscrição de cada um deles. Saiba mais e garanta sua vaga em uma instituição de ensino pública!

Qual é a diferença entre Prouni, Fies e Sisu
Foto: Flavio Moraes/G1

Novo Fies 2018

Novo Fies 2018
Foto: Cecilia Bastos Ribeiro

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está passando por reformulações e passará a ser o Novo Fies 2018. Esse é um programa ligado ao Ministério da Educação (MEC) que oferece contratos de financiamento para alunos que querem quitar suas mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

Para o próximo ano um total de 310 mil alunos poderão garantir uma oportunidade em cursos superior de graduação. Um total de 100 mil desses estudantes contarão com créditos em contratos a juro zero.

O Novo Fies será dividido em três diferentes modalidades de contratos que serão válidas para contratos feitos a partir de 2018. As oportunidades variam de acordo com o tipo de modalidade escolhida, mas é necessário ter um valor de, no máximo, cinco salários mínimos mensais por pessoa. Os interessados também devem ter obtido a nota mínima de 450 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e acima de zero na redação.

Acesse para saber mais sobre o Novo Fies 2018!

Sisu 2018

Sisu 2018
Foto: Divulgação

O Sisu 2018 já está com as datas definidas para os interessados em buscar uma das vagas através do Sistema de Seleção Unificada no primeiro semestre do próximo ano. Esse programa disponibiliza vagas em mais de 130 instituições públicas do país (30 estaduais e 100 federais) para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu estará com as inscrições abertas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Poderão inscrever-se todos que participaram do Enem 2017. É necessário, porém, ter tirado nota acima de zero na redação para garantir uma das vagas.

Os interessados em saber mais, podem acessar tudo sobre o Sisu 2018!

Prouni 2018

Prouni 2018
Foto: Divulgação

Já o Prouni 2018 é outro programa criado pelo Governo Federal em 2004. O Programa Universidade para Todos é voltado para a concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica – sempre em instituições privadas.

As ofertas do programa são voltadas para alunos que saíram no ensino médio da rede pública – ou da rede particular como bolsistas integrais (com renda familiar de três salários mínimos por pessoa). Todos os candidatos também podem, neste caso, usar as notas obtidas no Enem. Para saber mais, acesse o link: http://bit.ly/Prouni-2018

 

Leia Também