Qual a melhor estratégia para usar no SiSU 2022 e entrar de 1ª na Federal? Veja em 5 passos

Antes mesmo da inscrição, o interessado deve ter uma estratégia para se sair bem no Sisu 2022.

Se você quer ingressar no ensino superior em uma universidade pública, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 não é suficiente. É preciso ter estratégia para ser selecionado durante o processo seletivo.

Neste artigo, você vai aprender os 5 passos para ser aprovado na seleção do Sisu e, assim, realizar o sonho de estudar numa federal.

Veja as estratégias que selecionamos.

Ter a estratégia ideal pode fazer a diferença no Sisu 2022./Imagem: Agência Brasil.

Melhores estratégias para o Sisu 2022.1

A data de inscrição do Sisu é de 15 a 18 de fevereiro. Portanto, está bem perto da abertura. O cadastro é feito gratuitamente por meio do site do programa federal. Nenhum outro portal está autorizado a realizar as inscrições.

Veja também: Quer ingressar na Universidade em 2022? Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU, Fies e ProUni

1-Entender o mecanismo de 2 opções do Sisu

A primeira coisa que o candidato deve saber é que esse mecanismo não é verdadeiramente de 2 opções de instituições e cursos. Por ser um processo dinâmico, o Sisu não pode ficar preso apenas a 2 opções. Por isso, o ideal é escolher 3 universidades e cursos que vai marcar no Sisu. Mas atenção, marque apenas os cursos e universidades que te interessam e faça isso utilizando um ranking da nota de corte: do maior para o menor. Na coloque cursos que você não gosta, porque caso seja aprovado justamente naquela graduação que não te interessa, não poderá ficar na lista de espera. Lembre-se que a lista é direcionada para quem não foi aprovado em nenhum curso.

2- Abra o Sisu diariamente

Isso é para você acompanhar a nota de corte e, caso seja necessário, mudar de opção de curso. À medida que surgem novas inscrições, a nota é atualizada todos os dias. Isso quer dizer que se você escolheu cursos concorridos, essa nota é mais alta para aumentar a concorrência. Caso perceba que a sua nota no Enem está ficando para trás, você terá a chance de mudar as duas opções de curso anteriores por duas que se encaixem com suas notas do Enem. Contudo, estratégia só pode ser utilizada por quem se cadastra para o processo do Sisu no primeiro dia. Quem faz isso nos últimos dias não consegue acompanhar a nota de corte e pode ser desclassificado.

3 – Opte pelo curso perto da sua posição de corte

Se em algum momento você perceber que a sua nota está longe da sua posição de corte, mude o seu curso e instituição imediatamente. O motivo é que quanto mais longe da nota de corte, menor a chance de ser aprovado. Na verdade, não haverá nenhuma possibilidade de ser selecionado. Não desperdice as chances de escolher as suas opções até o dia 18. Após essa data, ninguém conseguirá alterar o curso nem a universidade.

4- Nada de arriscar no Sisu 2022.1

É importante ter isso em mente caso você queira mesmo ser convocado por uma universidade pública. Não arrisque lista de espera. Se você perceber que está com a nota limite e que está ficando muito longe para ser aprovado, não hesite de mudar a opção de curso. É importante você analisar se há alguma outra universidade com nota de corte menor. Caso tenha, alterar a universidade pode ser uma boa decisão.

5-Acompanhe a lista de espera diariamente

Se você não foi aprovado em nenhuma das opções escolhidas e quer manifestar interesse na lista de espera, lembre-se que terá apenas duas opções de curso. Portanto, escolha a lista que está mais próxima da sua posição de corte. Essa é uma maneira de garantir que você será convocado. Outra coisa importante, além de manifestar interesse dentro do site do Sisu, você terá que fazer o mesmo no site da universidade de seu interesse.

Não esqueça de acompanhar a lista de espera todos os dias para ver se há alguma novidade. Isso deve ser feito tanto no site do Sisu quanto no site da universidade. Muitas vezes, as faculdades solicitam que os estudantes confirmem se ainda têm interesse em continuar na lista. Caso ele ou ela não confirmem a intenção, a instituição exclui da lista porque entende que a pessoa não quer dar continuidade. Fique atento para não perder a sua tão sonhada vaga.

Veja também: A importância de fazer a inscrição SiSU no primeiro dia: Qual a diferença em realizar a inscrição no 1º dia?