Qual a diferença entre Sisu, Prouni e Fies?

Qual a diferença entre Sisu, Prouni e Fies? Confira todas as informações sobre os principais programas do Governo Federal na área da Educação!

Confira todos os detalhes sobre os principais programas do Governo Federal no campo da educação para quem quer garantir um futuro brilhante!

Brasileiros de todos os estados estão começando a fazer a sua preparação para ingressar no ensino superior no ano que vem. Para isso, muitos contam com algumas das principais ações do Governo Federal: o Sisu, o Prouni e o Fies. Mas qual é  diferença entre eles?

É importante sempre ficar atento para saber o que significa cada um dos programas e qual se encaixa melhor no seu interesse profissional e pessoal. São oportunidades diferenças de ingresso no ensino superior gratuito.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer começar a estudar e ter uma certificação de qualidade contando com ajuda de uma ação do governo. Confira tudo e saiba qual é a melhor opção para você!

Qual a diferença entre Sisu, Prouni e Fies?
Foto: Divulgação

Sisu 2019

Sisu 2019
Foto: Divulgação

O Sisu 2019 é o mais procurados desses programas! O Sistema de Seleção Unificada é a principal forma de entrar em uma universidade ou faculdade público no Brasil sem precisar participar de vestibulares tradicionais.

Alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição mais recente e não tenha zerado a redação, poderão participar do Sisu. Quem fez o Enem e participou de edições anteriores do Sisu e foram selecionados mas não estão cursando, também poderão participar novamente.

As inscrições Sisu 2019 acontecem entre os dias 22 e 25 de janeiro. Fique atento!

Confira tudo sobre o Sisu 2019!

Prouni 2019

Prouni 2019
Foto: Reinaldo Canato/Veja.Com

Outra opção interessante é o Prouni 2019! Todos os estudantes que querem conquistar bolsas de estudo parciais ou integrais poderão participar do Programa Universidade para Todos – desde que tenham feito a última edição do Enem.

É necessário, nesse caso, também ter obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos na média. Os interessados também não podem ter uma renda per capita maior do que três salários mínimos na família, além de ter estudado em ensino médio público ou particular (como bolsista integral).

Confira tudo sobre o Prouni 2019!

Fies 2019

FIES 2019
Foto: Divulgação

Já o Fies 2019 não oferece bolsas de estudo, mas sim financiamento. O Fundo de Financiamento Estudantil ajuda milhares de jovens e adultos que querem pagar uma universidade particular e precisam de empréstimos interessados e, muitas vezes, em condições de juros zero.

Podem participar todos os alunos que fizeram uma das edições do Enem a partir de 2010 e tenham obtido nota 450 na prova e acima de zero na redação. É necessário também que a família não possua renda maior do que cinco salários mínimos.

Acesse o site para saber mais sobre as inscrições Fies 2019http://fies.mec.gov.br/

Saiba mais sobre o Sisuhttp://sisu.mec.gov.br/

Confira tudo sobre o Fies 2019!

 

Leia Também