Qual a diferença do Fies para o P-Fies? Qual a melhor opção de Financiamento? Confira!
Fique ligado e saiba qual é a melhor opção de Financiamento Estudantil para você!
Hoje em dia muitas pessoas procuram os melhores benefícios para a sua formação profissional. E realizar o sonho de ter um curso de graduação pode ser cada vez mais possível com programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Essa ação do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação (MEC) ajuda quem quer começar um curso superior e não possui condições de lidar com altas mensalidades. Por isso é importante saber exatamente como funciona esse processo seletivo.
A seguir vamos trazer mais informações para quem pensa em mudar sua vida profissional e pessoal. Confira e saiba qual é a diferença entre as duas modalidades e como funciona o processo de seleção.
Diferença entre Fies e P Fies
Antes de mais nada, qual é a diferença entre Fies e P-Fies? Essa é uma pergunta comum e que surgiu nos últimos anos. Isso porque até 2018 existia apenas uma ação (o Fies) e ainda não haviam outras modalidades.Basicamente, hoje em dia temos o Novo Fies e o P-Fies.
E como funciona o Fies? Nessa modalidade são ofertadas oportunidades de financiamento com juro zero. A grande diferença é que nesse caso, a renda per capita mensal familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 3.135 de acordo com salário mínimo nacional).
Mas e qual é a diferença: como funciona o P-Fies? Essa ação é voltada para alunos que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos per capita (R$ 5.225). Esses estudantes poderão receber empréstimos a juros baixos que variam de acordo com o banco que atua como agente financeiro.
Em 2019, porém, o governo divulgou algumas novidades nas duas modalidades. Confira a seguir mais detalhes.
Fies 2020 – Cronograma, Inscrição, Novas Regras e muito mais!
Mudanças no Fies e P Fies
O MEC divulgou recentemente algumas mudanças no Fies e P-Fies. É importante, primeiramente, lembrar que essas novidades só valerão a partir de 2021! Ou seja, a edição de 2020 segue com as regras anteriores.
Entre as novas Regras Fies 2021 estão:
- Os candidatos precisarão ter nota mínima de 400 pontos na redação do Enem (anteriormente era necessário apenas não zerar a prova);
- A média das cinco provas do Enem deverá ser igual ou superior a 450 pontos;
- Novas regras a partir de 2021;
- O candidato deve ter uma renda de até 3 salários mínimos;
- Quem quer pedir transferência de faculdade deverá ter tirado, na prova do Enem, a nota de corte do curso ao qual pretende ir.
Já as novas regras P-Fies 2020 são:
- Nessa modalidade as mudanças começam a partir do segundo semestre de 2020;
- O programa passa a funcionar independente do Fies;
- Não será necessário fazer o Exame Nacional para tentar o financiamento;
- Não existirá um limite máximo de renda;
- Poderá ser feita a contratação P-Fies durante todo o ano.
Começaram as Inscrições do Fies 2020 – Saiba como participar e conseguir o Financiamento Estudantil!