Qual a chance e cenário para o Auxílio Emergencial retornar em 2022? Prorrogação pode acontecer neste caso

O Governo Federal admite que pode ser retomado o benefício caso realmente esta ameaça espalhe pelo território brasileiro.

O Auxílio Emergencial  foi um programa social de transferência de renda criado pelo governo federal com o intuito de auxiliar financeiramente os trabalhadores informais, os desempregados e os enquadrados em baixa renda durante a pandemia, tendo havido, várias prorrogações.

Mesmo tendo encerrado o pagamento em outubro deste ano, há a possibilidade de haver o retorno do Auxílio Emergencial e qual o motivo?  A variante do coronavírus:  Ômicron.

Dessa forma, o Governo Federal admite que pode ser retomado o benefício caso realmente esta ameaça espalhe pelo território brasileiro.

Qual a chance e cenário para o Auxílio Emergencial retornar em 2022? Prorrogação pode acontecer neste caso
Possibilidade de retorno do pagamento do Auxílio Emergencial. Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Qual a chance e cenário para o Auxílio Emergencial retornar em 2022? Prorrogação pode acontecer neste caso

Se essa nova variante do Coronavírus ganhar força, poderá ser criada a PEC de Guerra pelo Ministério da Economia e então, haverá a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial.
Com isso, haverá a permissão para gastos acima do teto com o intuito de financiar o programa social, como aconteceu com a PEC dos Precatórios que viabilizou o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil.
Dessa forma, havendo a sanção da Proposta de Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra, a vigência dependerá da decretação do estado de calamidade pública.
Portanto, o que resta no momento é aguardar os desdobramentos da crise sanitária.

É preciso ressaltar que no ano passado, a atitude do Governo Federal auxiliou na liberação de diversas ações no combate à pandemia, como por exemplo, a aquisição de insumos, realização de obras e a contratação de serviços temporários.

Caso realmente haja o retorno do pagamento do Auxílio Emergencial, acredita-se que os requisitos para o recebimento do auxílio financeiro seja o mesmo que foi concedido no ano passado e neste ano até o mês de outubro.

Mas, antes mesmo do retorno do benefício, há o pagamento retroativo para aqueles que se enquadram nos requisitos.

Veja também:  Auxílio Brasil pode ir para R$ 800 em 2022? Veja o calendário