Publicação ofensiva no Twitter pode dar cadeia? Usuário da rede social terá de fazer 150 horas de trabalho comunitário para evitar prisão

Saiba mais sobre o que aconteceu; leia.

A Internet, embora tenha nos dado ótimas oportunidades, como a de entrarmos em contato com pessoas que estão longe de forma mais fácil, de estudarmos ou de trabalharmos com maior flexibilidade, de podermos ter acesso a novas informações a todo momento, possui um lado negativo.

Por ser um espaço virtual, em que as pessoas não precisam estar face a face para poderem se manifestar, não é incomum vermos comentários que, se estivéssemos fora do mundo virtual, dificilmente eles seriam feitos. 

Associado a isso, está também o fato de o mundo virtual da Internet permitir que as pessoas criem perfis falsos e, sem usarem a verdadeira identidade, se sintam mais confiantes para fazerem publicações e comentários maldosos e que, às vezes, podem gerar até mesmo problemas judiciais na vida real.

Mas, será que uma publicação ofensiva em uma rede social pode acarretar tantos problemas assim? Veja na matéria!

Publicação ofensiva no Twitter pode dar cadeia Usuário da rede social terá de fazer 150 horas de trabalho comunitário para evitar prisão / Imagem: Divulgação.

O que aconteceu?

Um senhor, em seu aniversário de cem anos, ganhou os holofotes no Reino Unido por conseguir percorrer cem voltas ao redor do seu quintal. Esse fato gerou uma onda de comoção que foi capaz de arrecadar milhões de libras para serem doadas ao sistema de saúde do Reino Unido, com o principal objetivo de ajudar os mais necessitados durante a crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19. 

Além da boa ação gerada, a notícia chegou aos ouvidos até mesmo da rainha da Inglaterra, Elizabeth, responsável por atribuir ao senhor centenário o título de “cavalheiro britânico”. Contudo, o senhor faleceu logo no início do ano de 2021, mas a história não parou por aí.

A situação foi alvo de controvérsia devido a uma piada de mau gosto publicada em uma rede social. 

Um homem escocês teve uma condenação que envolvia prestar 150 horas de serviços comunitários devido a um tweet feito na plataforma Twitter, no qual ele fazia uma piada envolvendo a morte do senhor. 

O responsável pela análise do caso considerou a publicação como ofensiva e grosseira e atribuiu a pena ao homem. 

Veja também: Facebook pode gerar demissão por justa causa? Especialista explica consequências por certas postagens em rede social!

É possível ser condenado por publicações em redes sociais?

A resposta para essa pergunta é sim. Há vários casos de condenações de pessoas devido a comentários ofensivos, caluniosos ou difamatórios em redes sociais. É preciso termos cuidado com o teor da informação que expomos em nossas redes sociais pois, dependendo do conteúdo, é possível que a(s) pessoa(s) atingida(s) possam processar o autor ou demais autores da postagem.

Além disso, publicações em redes sociais, dependendo do caso, podem também ser usadas como provas perante à Justiça. 

Veja também: Apps para descobrir quem deixou de seguir você nas redes sociais; conheça os 5 melhores aplicativos!