Próximos iPhones virão com USB-C? Europa exige que Apple mude conector de carga

Parlamento Europeu aprovou lei que obriga fabricantes a utilizarem modelo universal

0

Comprar um iPhone é o sonho de muita gente. Afinal, o celular da Apple é reconhecido como o top 1 na lista de melhores smartfones. Usuários são atraídos pela câmera dos iPhones e pelo sistema operacional IOS, que é rápido e seguro. 

Por isso, ter um aparelho da Apple não é barato. Um iPhone pode custar mais de R$ 10.000,00 no Brasil. Além disso, sua manutenção é cara. Primeiro porque ela tem o próprio sistema de conexão USB, não permitindo o uso de outros carregadores e fones de ouvido. 

Dessa forma, a Apple não cobra caro apenas em seus aparelhos, como também em seus fones, carregadores e cabos USBs. Na Europa, a empresa enfrenta problemas. O continente exige que a empresa de celular utilize uma entrada USB universal em seus aparelhos.

Próximos-iPhones-virão-com-USB-C
O Parlamento Europeu aprovou uma lei que obriga a Apple a colocar conectores universais em seus celulares – Foto: divulgação

 

Parlamento Europeu exige que Apple utilize entrada USB-C em seus aparelhos   

Durante esta semana, o Parlamento Europeu votou por uma lei que obriga os fabricantes de celulares a utilizarem o USB-C em seus produtos. Isso afeta, principalmente, a Apple, que há uma década fabrica smartphones com o sistema de conector Lightning. Caso a empresa não mude o modelo de conector, será obrigada a fornecer, gratuitamente, um adaptador para seus clientes. Se a lei não for cumprida, ela não poderá vender seus produtos nos países que fazem parte da União Europeia (UE). 

Contudo, a pressão para que a Apple utilize conectores universais não acontece apenas no Velho Continente. Em junho deste ano, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez uma consulta pública para saber o que a população pensa sobre a implementação do conector USB-C nos celulares da empresa.

Ou seja, há probabilidade de o Brasil implementar uma medida obrigando a Apple a mudar seus sistemas de conectores. Enquanto isso, o Senado dos Estados Unidos também pressiona a empresa norte-americana a adotar o sistema universal de conectores. 

De acordo com o Parlamento Europeu, a nova lei tem a finalidade de diminuir o lixo eletrônico. Com mais de um tipo de conector, as pessoas trocam de carregadores, conforme mudam o aparelho celular. Isso já gerou mais de 11 toneladas de lixo, de acordo com a União Europeia. Portanto, medidas que diminuam o impacto ambiental do uso de celular se fazem necessárias e são urgentes, para o Parlamento Europeu. 

Além disso, a mudança no carregador da Apple pode trazer uma economia de mais de 250 milhões de euros para os consumidores da Europa. 

Veja também: Empréstimo de até R$ 3 MIL para brasileiros com o nome sujo? Saiba como solicitar rapidamente!

O que falta para a nova lei entrar em vigor

Embora o Parlamento Europeu tenha aprovado a mudança nos conectores da Apple, a lei ainda não está em vigor. Assim como no Brasil, para que uma nova lei seja implementada na Europa, existem muitos passos. A aprovação foi apenas a primeira etapa. Agora, a lei precisa ser aprovada pelo Conselho da União Europeia e publicada no Jornal Oficial da UE. Depois disso, a lei começa a valer em até 20 dias. 

Veja também: Talvez você tenha dinheiro ESQUECIDO para sacar e nem sabe; veja como resgatar