Está querendo descansar? Confira TODOS os próximos feriados de 2022 e programe-se

Atente-se ao calendário

O ano de 2022 ainda possui alguns meses antes de acabar, e se você está cansado e precisando logo de uma pausa, não se preocupe, ainda existem alguns feriados bem próximos. Ao todo, faltam poucos mais de 3 meses para que 2022 dê lugar para 2023. Assim, portanto, a ansiedade de muitas pessoas, já está um tanto quanto aflorada para as festividades de dezembro e janeiro.

Se essa informação não foi suficiente para te deixar um pouco mais aliviado, acalma-se! Uma dessas datas, será um ponto possivelmente prolongado. Ou seja, serão mais dias de descanso disponíveis. Dessa forma, se você está almejando uma folga, vale a pena ficar por dentro do calendário e das datas específicas, para assim, já deixar o psicológico preparado para esses momentos.

Confira todos os próximos feriados
Foto: divulgação

Feriados que ainda vão acontecer em 2022

Primeiramente, quando o fim de ano vem se aproximando, o desejo de terminar mais uma etapa, é unânime entre as pessoas. Todos desejam findar o que foi traçado ao decorrer dos últimos 12 meses, dando lugar para novas experiências, sentimentos e vivências. Trata-se de uma sensação um tanto quanto comum, visto que, na maioria das vezes, o corpo e a mente dos indivíduos já estão implorando por um descanso.

As festas de fim de ano, são, normalmente, o ponto mais atrativo e esperado por muitos. É aquele momento de rever a família toda unida, comer deliciosas refeições, participar de momentos lúdicos e divertidos, e ser feliz. Isto é, é uma forma agradável de encerrar um ciclo, para assim, dar lugar a outro que está chegando. Porém, antes mesmo dessas datas, ainda há oportunidades de descanso.

Assim sendo, ainda existem alguns feriados disponíveis nos próximos 3 meses, são eles: (12/10) Nossa Senhora Aparecida (ou dia das crianças) – diz respeito àquelas comemorações voltadas para as crianças, celebrando a vida delas; (02/11) Finados – é um dia dedicado ao respeito por entes que já faleceram; (15/11) Proclamação da República – feriado político do Brasil; (25/10) Natal – trata-se de um feriado religioso. O intuito principal, é comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Veja também: Horário de verão vai VOLTAR? Presidente se pronuncia!

Próximos pontos facultativos e prolongados

Antes de mais nada, um feriado facultativo, é aquele em que os municípios do país, podem escolher ou não aderir. Ou seja, diz respeito à uma data de paralisação opcional. Assim sendo, os próximos pontos facultativos, são: (10/10) Dia do servidor público; (24/12) Véspera de Natal; (31/12) Véspera de Ano Novo. Normalmente, os dois últimos servem para que os indivíduos possam prepara-se para as festividades.

Agora, em relação aos feriados prolongados, são aqueles que caem em algum dia da semana, em que é sugestivo que se una em virtude dos outros dias. Ou seja, trata-se da junção do feriado com um ou mais dias úteis, a fim de proporcionar maior tempo de descanso e folga. Assim sendo, o último feriado dessa espécie do ano, poderá ser no dia 15 de novembro, na Proclamação da República. Isso porque, a data cairá em uma terça-feira, portanto, algumas empresas e instituições poderão uní-lo à segunda-feira.

Desse modo, o calendário de 2022 conta, em média, com 6 feriados em dias úteis, e cerca de 3 nos fins de semana. A estimativa é que para 2023, sejam 5 feriados prolongados. Ou seja, as expectativas já estão altas para o próximo ano. Por fim, é válido lembrar que para manter-se por dentro das datas em específico, é preciso consultar sempre o calendário, incluindo as datas municipais.

Veja também: Aprenda a identificar o que ABRE e FECHA nos feriados através DESTA dica