Próximas provas do Encceja 2020 vão ocorrer em outubro: Entenda os critérios e quem participará do exame

Atualizado Hoje!

Entenda como vai funcionar a próxima aplicação da prova para terminar os estudos: Encceja em outubro acontece nos dias 13 e 14. 

Terminar os estudos é o sonho de milhões de brasileiros em todos os estados. Por isso é importante ficar atento para as próximas provas do Encceja 2020 que vão acontecer em outubro

Esse atraso no edital aconteceu por conta da pandemia do Covid-19, por isso a edição de 2020 está acontecendo apenas em 2021. Confira quem poderá participar e quais serão as próximas aplicações. 

Próximas provas do Encceja 2020 vão ocorrer em outubro Entenda os critérios e quem participará do exame
Próximas provas do Encceja 2020 vão ocorrer em outubro. Entenda os critérios e quem participará do exame! / Imagem: Divulgação.

Ainda vai ter prova do Encceja em 2021?

Sim. Ainda existem duas aplicações da prova do Encceja em 2021: são provas que ficaram em aberto sobre o edital de 2020 do exame. 

Como muitos já sabem, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece em várias modalidades. A intenção é justamente garantir que todos brasileiros possam fazer a inscrição e participar. 

Por isso as duas próximas aplicações do Encceja são voltadas para dois públicos específicos:

  • Encceja PPL: para pessoas em situação de privação de liberdade; 
  • Reaplicação do Encceja 2020: para quem perdeu a última edição da prova. 

Encceja PPL 2021

A aplicação da edição de 2020 vai ser do Encceja PPL 2021. O que isso quer dizer? Que esse público também vai fazer as provas de certificação com certo atraso por conta da pandemia. 

Para quem não sabe o que é o Encceja PPL, essa é a prova voltada para jovens e adultos que estão em unidades prisionais ou de medidas socioeducativas. Ou seja, mesmo de dentro dos presídios e unidades, todos podem terminar seus estudos para conseguir uma boa reinserção social.

A prova do Encceja PPL em 2021 vai acontecer nos dias 13 e 14 de outubro com aplicação em todo o Brasil. As unidades prisionais interessadas já fizeram a solicitação e agora a aplicação deve acontecer em cada local. 

Reaplicação Encceja 2020 Outubro

O que também vai acontecer é a reaplicação da prova do Encceja 2020 em outubro. Essa é uma prova voltada especificamente para quem perdeu o exame neste ano (no dia 29 de agosto). 

E quem pode fazer a reaplicação do Encceja? Todos aqueles que estavam doentes ou com algum sintoma de Covid-19 ou doença contagiosa na data do exame. Também pode fazer a prova quem passou por algum problema técnico ou de aplicação do exame. 

Em ambos os casos, é necessário ter feito a solicitação de reaplicação do Encceja 2020. Quem não fez isso dentro do prazo, deve aguardar a próxima edição. 

Data do Encceja 2021

Então a data das provas do Encceja 2020 que ainda estão em abertas em 2021 ficaram para os mesmos dias:

  • Encceja PPL 2020: dias 13 e 14 de outubro de 2021; 
  • Reaplicação do Encceja: 13 e 14 de outubro. 

Veja Também: Positivo Casas Inteligentes App: Como funciona, como instalar e baixar o aplicativo

Quando abrem as inscrições Encceja 2022

Agora a grande dúvida é: quando abrem as inscrições do Encceja 2022? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é responsável por essa aplicação.

O Inep ainda não divulgou as datas oficiais, mas as inscrições do Encceja 2022 devem acontecer entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

Para a edição deste ano, as inscrições do Encceja 2021 ficaram entre os dias 11 e 25 de janeiro. Para 2022 as datas podem ser equivalentes. 

O MEC ainda precisa confirmar as informações. 

 

Leia Também