Provas do Encceja



Provas do Encceja – Confira as datas do Exame no Brasil e no Exterior

Inep divulga 4 datas para as Provas do Encceja 2017!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já está com datas marcadas para o ano de 2017. As provas do Encceja acontecerão no Brasil e no exterior, para o público regular e para o público privado de liberdade (PPL). São um total, portanto, de quatro provas com quatro editais diferentes.

Com todas as mudanças recentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a certificação de Ensino Médio não será mais dada através desta prova. o Encceja volta a ser responsável por essa ação – e também voltará a ser aplicado para certificação de Ensino Fundamental.

Selecionamos algumas das principais datas e cronogramas relacionados ao Exame que deve contar com um grande número de cidadãos interessados neste retorno. Foram divulgadas algumas das principais informações. Confira!

Quem pode fazer o Encceja?

provas do encceja

Afinal, quem pode fazer o Encceja? É importante sempre destacar que o público do Exame é voluntário e o ato de inscrição é totalmente gratuito para garantir os certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Poderão fazer o Encceja 2017 todas as pessoas com idade mínima de 15 anos de idade completos no dia da realização das provas de Ensino Fundamental, e de no mínimo 18 anos completos no dia em que acontecerão as provas para garantir certificado de Ensino Médio.

Como é a prova do Encceja?

Outra dúvida: como é a prova do Encceja? Antes de qualquer detalhe é importante entender que o Inep é o órgão responsável pela elaboração das provas, aplicação e também correção. Já a emissão de certificações é de total responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação de cada região ou Instituição Educacional que estiver de acordo com o Termo de Adesão do Inep.

Existem dois tipos de documentos: o Certificado (que comprova oficialmente que o estudante cumpriu todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) e a Declaração de Proficiência (que é o documento parcial que mostra que o candidato conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares em áreas avaliadas pelo Encceja).

Cada prova Encceja é composta por um total de 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas diferentes. O Inep recomenda que exista uma nota mínima para que seja dado o certificado. Para as provas objetivas, deste último tipo, a nota mínima é de 100 pontos para cada (equivalente a média de 50% em cada área). A prova de redação Encceja é avaliada através de 10 pontos e a nota mínima sugerida é de cinco pontos. Todas provas acontecem em um único dia.

O que cai no Encceja?

prova do enccejaDatas das Provas do Encceja

Foram também definidas as datas das provas do Encceja. Confira a seguir o cronograma de cada Exame específico.

Encceja Nacional

Lançamento do edital oficial: 24 de julho

Período de inscrições: 7 a 18 de agosto

Data da prova: 22 de outubro

Locais: São um total de 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas.


Encceja Nacional para Público Privado de Liberdade (PPL)

Lançamento do edital oficial: 7 de agosto

Período para adesão das unidades: 14 a 25 de agosto

Período de inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro

Data da prova: 24 e 25 de outubro.

Encceja Exterior

Lançamento do edital oficial: 30 de junho

Período de inscrições: 3 a 17 de julho

Data da prova: 10 de setembro

Locais: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Endereço para inscrição: http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/


Encceja Exterior para Público Privado de Liberdade (PPL)

Lançamento do edital oficial: 30 de junho

Período de inscrições: 3 a 17 de julho

Data das provas: 11 a 22 de setembro

Locais: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio).

Endereço para inscrição: http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/

Para mais informações sobre as inscrições, acesse Encceja 2017 inscrições.

 

Leia Também