Prova do Enem 2019 – O que você precisa saber no dia da prova? Datas, horários e o que levar!

Prova do Enem 2019 – Confira todos os detalhes e o que é necessário levar no dia do exame!

Se você vai fazer o exame ou conhece alguém que vai tentar tirar boas notas, fique atento! Saiba todas as principais informações para não perder a prova e conseguir entrar em uma universidade!

A Prova do Enem 2019 continua sendo a principal porta de entrada para quem pensa em estudar em uma universidade pública ou em uma boa instituição de ensino. Por isso é importante saber todas as informações sobre a prova. 

O Exame Nacional do Ensino Médio ainda é a forma mais rápida de conseguir entrar em uma instituição renomada. As grandes universidades do país ainda oferecem vagas em diversos cursos através de programas que usam as notas do Enem. 

Sabendo que o dia da prova está chegando, trouxemos as principais informações e tudo o que você precisa saber para não perder o exame. Confira e saiba tudo sobre essa prova que pode mudar sua vida pessoal e profissional!

Prova do Enem 2019
Foto: Divulgação

Enem 2019

O Enem 2019 é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Neste ano o exame irá ser aplicado nos dias 03 e 10 de novembro (dois domingos seguidos). 

Serão mais de 5 milhões de alunos fazendo a prova neste ano. É importante sempre lembrar que nos dois dias de prova os estudantes devem chegar com antecedência para apresentar sua documentação. 

Primeiro Dia de Provas Enem 2019

O 1º dia de provas Enem 2019 acontecerá, portanto, no dia 03 de novembro. Vai ser necessário que você responda 45 questões da área de Linguagens (Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física). 

Ainda serão feitas 45 questões de Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia). Os candidatos ainda devem fazer uma redação Enem 2019 com tema que será proposto no dia. A duração deste teste é de 5h30. 

Segundo Dia de Provas Enem 2019

O 2º dia de provas Enem 2019 deverá acontecer no dia 10 de novembro, de acordo com o calendário. Serão 45 questões de Matemática e suas tecnologias e outras 45 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). 

O exame deverá ter meia hora a menos no segundo dia, encerrando às 18h30. Será um total de 4h30 de aula.

Horários Provas Enem 2019

Pode ser interessante, portanto, que você anote os horários Provas Enem 2019. É interessante saber exatamente que horas você pode chegar e que horário deverá ter terminado já o exame. 

Confira detalhes sobre a abertura de portões do Enem e o fechamento:

  • Abertura dos portões: 12h00
  • Fechamento dos portões Enem: 13h00
  • Procedimentos nas salas: das 13h00 às 13h30
  • Início das provas do Enem: 13h30
  • Término das provas no primeiro dia: 19h00
  • Término das provas no segundo dia: 18h30

O que levar Enem 2019

E o que levar no dia das provas do Enem 2019? Essa é uma dúvida comum. Logo, fique atento para conseguir garantir fazer todos os procedimentos corretamente para poder fazer o exame sem problemas. 

Os alunos podem levar APENAS caneta esferográfica de tinta preta com material transparente, assim como documentação de identificação com foto. Não é obrigatório, mas você pode levar o cartão de confirmação Enem 2019

Itens como lápis, celular, livros, réguas, óculos escuros, borracha, lapiseiras e muito mais não podem permanecer com os candidatos. Esses objetos devem ser guardados em porta-objetos (entregues pelo fiscal). O envelope é lacrado e fica embaixo da cadeira do participante até o fim do exame. 

Para saber mais, acesse a página oficial do Enem:

https://enem.inep.gov.br/

 

Leia Também