Prova do Enade 2019 – Saiba de todos os detalhes sobre o Exame!

Prova do Enade 2019 – Confira o calendário e saiba quando fazer o exame!

Se você não é bom com datas, fique tranquilo! Selecionamos a seguir todas as principais informações sobre o exame do Enade deste ano. Foram divulgados os detalhes para quem quer inscrever-se e conseguir fazer sua formação sem problemas!

Prova do Enade 2019 – Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país precisam estar de acordo com algumas exigências para conseguir garantir a sua certificação de Ensino Superior. Isso acontece antes, durante e depois de conseguir uma vaga em uma universidade.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma etapa fundamental no processo de evolução das políticas de educação já que os dados recolhidos são usados para melhorar as universidades de todo o país.

Selecionamos a seguir todos os detalhes sobre a próxima edição. Confira se você precisa fazer o exame e fique atento para prazos e informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente. Fique atento!

Prova do Enade 2019
Foto: Divulgação

O que é Enade

Mas afinal, o que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova que acontece periodicamente para concluintes dos cursos de graduação de todo o Brasil. O exame funciona como uma forma de avaliação de desempenho de estudantes e de seus conhecimentos obtidos durante a graduação.

O resultado do Enade é sempre usado para compor um fator muito importante para as instituições: a nota do MEC no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) que faz parte do sistema de avaliação do Ministério da Educação.

Enade 2019

Foram divulgados mais detalhes sobre o Enade 2019! Todos os interessados em saber mais sobre o exame poderão ver o documento com as informações que foi lançado no Diário Oficial da União no dia 5 de junho.

O edital Enade 2019 traz tudo o que você precisa para ficar por dentro. Detalhes sobre as regras para realização da prova, datas de todas as etapas e prazos específicos. Vamos trazer a seguir as informações mais relevantes para quem ainda está com dúvidas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização, já havia informação quais cursos vão ser avaliados no Enade 2019. São eles: cursos de Ciências da Saúde e áreas afins; de Bacharelado em Ciências Agrárias; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde; Recursos Naturais, Produção Alimentícia, Militar e Segurança.

Cronograma Enade 2019

Já foi lançado o cronograma do Enade 2019 para quem quer ficar atento para as datas, caso precise participar do exame. É importante não perder esses prazos já que os alunos precisam fazer o exame para ter sua certificação liberada.

Confira a seguir as principais datas Enade e marque na sua agenda as etapas específicas:

 

Etapa Responsável Período
Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitadosCoordenador do curso1 de julho a 11 de agosto
Solicitação de atendimento especializado, específico e/ou por nome social dos estudantes concluintes Estudante2 de setembro a 13 de setembro
Resultado da solicitação de atendimento especializado, específico e/ou por nome social dos estudantes concluintes EstudanteA partir de 19 de setembro
Preenchimento do Questionário do Estudante Estudante2 de setembro a 21 de novembro
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade InepA partir de 8 de novembro
Aplicação da Prova Inep24 de novembro
Solicitação de dispensa de prova por iniciativa do estudante Estudante2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020
Divulgação dos resultados do Enade 2019 InepA partir de 31 de agosto de 2020

Confira mais no site do Enade: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

 

Leia Também