Prova do Enade 2019 – Quando acontece e quem deve fazer o exame!

Confira todos os detalhes sobre a prova que acontecerá neste fim de ano! Fique por dentro de todas as informações!

Você já ouviu falar sobre a Prova do Enade 2019? Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse exame e não sabem exatamente como funciona e quem deve participar. Por isso é interessante entender o que é essa ação organizada pelo Ministério da Educação (MEC). 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a principal ferramenta usada pelo Governo Federal para verificar a qualidade do ensino superior. Por isso milhares de alunos são aguardados todos os anos. 

A seguir, vamos trazer mais detalhes sobre como é o funcionamento e quem deve participar desta prova. Fique por dentro das datas e saiba quem deverá participar dos exames que são componente obrigatório do currículo de graduação. 

Prova do Enade 2019
Foto: Divulgação

Enade 2019

Chegou a hora! As provas do Enade 2019 acontecerão no domingo (24) em todo o Brasil. Para quem ainda não ouviu falar sobre esse exame, surgem muitas dúvidas sobre como funciona. 

Mas então como funciona o Enade? Essa prova é um componente obrigatório do currículo de cursos de graduação. Ou seja, todos os alunos que quiserem obter seu diploma devem ter participado do exame. 

Para a atual edição são 430 mil inscritos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Havia um prazo para quem fosse participar da prova até o dia 21 de novembro.. É sempre necessário preencher o Questionário do Estudante para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enade

Quem deve fazer o Enade 2019

Mas afinal, quem precisa fazer o Enade 2019? Não tão todas as áreas e cursos que precisam participar. É importante lembrar que essa prova é obrigatória para formandos de todas as capacitações, mas existe uma divisão por campos de atuação. 

Neste ano os cursos que precisam fazer o Enade 2019 são:

  • Formandos de Áreas de Ciências de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins; 
  • Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; 
  • Cursos de Tecnologia em áreas de: Ambiente e Saúde, Recursos Naturais, Produção Alimentícia, Militar e de Segurança. 

Cartão de Confirmação Enade 2019

O Cartão de Confirmação Enade 2019 possui todas as principais informações do exame. Local de prova, datas e horários estão disponíveis neste documento. Para ter acesso é necessário ter cadastro para fazer a prova. 

Se você ainda não fez isso, clique em ‘Primeiro Acesso’ no site e crie uma senha e um login próprios. Depois os alunos poderão acessar o questionário e finalizar o processo de inscrição (dentro dos prazos). 

Para saber mais, acesse o site:

http://portal.inep.gov.br/enade

 

Leia Também