Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas pelo Aplicativo: Mais de 700 mil pessoas poderão usar o recurso

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas pelo Aplicativo – Já está valendo esse tipo de serviço online para que os beneficiários não precisem sair de casa!

Alguns dos trabalhadores poderão contar agora com uma ótima notícia: a Prova de Vida para aposentados e pensionistas pelo aplicativo. Essa será uma forma segura e tranquila de fazer essa ação sem precisar se deslocar até uma unidade do banco que o beneficiário recebe. 

Essa notícia foi divulgada oficialmente pelo Governo Federal que já liberou esse tipo de recursos para os bancos. Entenda a seguir como deverão acontecer essas ações cadastrais necessárias para continuar recebendo normalmente. 

Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas pelo Aplicativo
Imagem: Divulgação

Prova de Vida pela internet

Primeiramente, você sabia que a prova de vida pela internet para aposentados e pensionistas já é uma realidade? As novas regras da Portaria nº 244 e da Instrução Normativa nº 45, publicadas em junho no Diário Oficial da União, garantem isso. 

A intenção é simplificar a prova de vida para aposentados e pensionistas da União. As informações são válidas para mais de 700 mil pessoas que recebem os benefícios a partir do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). 

Por isso é importante ficar atento para entender exatamente como vai ser a prova de vida agora. A princípio não é necessário ter nenhuma preocupação: o texto surgiu justamente para facilitar a vida dos beneficiários. 

Prova de Vida na pandemia

Essa portaria que estabelece novos detalhes sobre a prova de vida na pandemia surgiu justamente porque essa ação era feita presencialmente sempre. Com o novo coronavírus, o ideal é que os serviços sejam facilitados. 

Por isso essa nova legislação prevê uso de tecnologias. Entre as novidades poderão ser usados:

  • Comprovação de vida por biometria (em aplicativos); 
  • Uso da biometria em terminais de autoatendimento bancário. 

A ideia é facilitar a vida mesmo de quem está no exterior e não possa fazer isso presencialmente agora. Pessoas que não possuem um local próximo para fazer a prova de vida também poderão contar com o acesso ao serviço rapidamente pelo celular. 

Como fazer Prova de Vida pela internet

Mas afinal, como fazer Prova de Vida pela internet? O que essa portaria faz é apenas garantir a autorização para que os bancos e instituições possam usar as tecnologias. As regras estão valendo desde a primeira semana de agosto (dia 03). 

É importante lembrar que a prova de vida é obrigatória, mesmo nesse período de pandemia. As outras atualizações, porém, agora podem ser feitas a qualquer momento pelo portal do Servidor ou pelo aplicativo do Sigepe. 

Para fazer a prova de vida por aplicativo, entre em contato com o seu banco para saber como esses mecanismos vão ser usados – cada um vai fazer do seu jeito. É provável que aconteça uma atualização nos apps que vão facilitar a vida dos beneficiários. 

Em alguns casos, porém, é possível que se use a biometria no caixa de autoatendimento apenas. 

Quem NUNCA Contribuiu com o INSS pode RECEBER R$ 1.045: Você pode RECEBER

 

Leia Também