- Publicidade -

Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022: Confira as novas datas oficiais para realizar o procedimento

A prova de vida é importante para os aposentados e pensionistas não perderem os seus benefícios. Confira!

0

Para evitar fraudes nos benefícios da aposentadoria e da pensão, o INSS criou a prova de vida. A exigência é desde 2012 e abrange todos os beneficiários aposentados e pensionista. Durante a pandemia do coronavírus, o órgão previdenciário suspendeu a obrigatoriedade. Mas neste ano, a prova de vida volta a ser exigida.

- Publicidade -

Quem não comparecer a um banco ou a uma agência do INSS para cumprir com essa obrigação, terá os pagamentos suspensos.

Prova de vida
Quem perder o prazo terá o benefício bloqueado./Imagem: INSS

Por que devo fazer a prova de vida?

Depois de muitos prejuízos que o INSS teve com gente recebendo a aposentadoria de forma irregular, surgiu a prova de vida. Há alguns anos era muito comum familiares receberem o benefício no lugar de aposentados mortos.

- Publicidade -

Outra maneira de desviar os benefícios era por meio de golpes, usando o CPF ou cartão do beneficiário. O INSS demorava muito para descobrir as fraudes, enquanto isso, os fraudadores.

Para pegar o dinheiro do benefício dos aposentados e pensionistas de forma ilegal, os fraudadores fazem coisas absurdas. Foi o que aconteceu com uma moradora de Campinas (SP).

Ela tentou sacar a aposentadoria de um idoso que já estava morto. Até aí nenhuma novidade, se a mulher não tivesse levado o falecido ao banco em uma cadeira de rodas para tentar sacar o dinheiro. O fato aconteceu em 2020 e a mulher foi presa por tentativa de fraude à previdência social.

Veja também: Donas de Casa podem solicitar a Aposentadoria em 2022: Veja as regras

- Publicidade -

Não perca o prazo

Para fazer a prova de vida, os beneficiários devem comparecer à previdência ou a uma agência bancária que faz pagamento do benefício. O procedimento deve ser feito anualmente. Este ano a data para fazer o procedimento é no mês do aniversário do beneficiário. A nova regra já está valendo.

Portanto, se você faz aniversário em janeiro, não demore para fazer a prova de vida. Por isso, fique atento para não esquecer. Quem perder o prazo terá o benefício bloqueado automaticamente. Ou seja, não receberá a aposentadoria até comprovar que está vivo e esse processo é bastante burocrático.

Quem não cumpriu com essa obrigação em 2020 e 2021 também devem comparecer a uma das instituições autorizadas e cumprir a exigência da previdência. Antes, é necessário agendar. Isso pode ser feito por meio de um dos canais disponíveis pelas instituições responsáveis.

- Publicidade -

Como fazer?

A comprovação de vida pode ser feita no atendimento do banco, no caixa eletrônico ou no internet bankink. Para quem possui biometria cadastrada, a prova de vida pode ser realizada durante qualquer transação bancária.

Já quem tem 80 anos ou mais pode solicitar atendimento a domicilio pelo telefone 135.

Veja também: 14º salário do INSS tem valor definido e poderá ser pago este ano

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais