Como FAZER a PROVA de VIDA do INSS Online pela INTERNET em 2021: PASSO a PASSO COMPLETO!

Atualizado Hoje!

Precisa fazer a PROVA DE VIDA do INSS em 2021 pela internet? Explicamos TUDO sobre o PASSO A PASSO do processo; veja abaixo!

Segurados do INSS sabem que a Prova de Vida é uma parte essencial da obtenção do benefício, devendo ser feita todos os anos, independentemente da idade do segurado. Em 2021, muitas pessoas poderão fazer a comprovação pela internet.

Você está entre os segurados do INSS que podem fazer a Prova de Vida pela internet? O processo é bastante simples e deve englobar uma quantidade ainda maior de beneficiários devido à pandemia. Confira abaixo o passo a passo!

Imagem: Reprodução

Como funciona a prova de vida do INSS?

Normalmente, a prova de vida é realizada presencialmente em qualquer agência do INSS, consulados, embaixadas ou até mesmo na residência de aposentados que possuem alguma restrição de locomoção ou deficiência física.

Para o cumprimento da exigência, os beneficiários precisam apresentar documentos de identidade com fotos, carteira de trabalho ou qualquer outro documento que confirme sua identidade, idade e tempo de serviço.

Em algumas cidades, a prova também é realizada em terminais de autoatendimento que contam com a tecnologia da biometria. O processo pode ainda ser feito por meio de um procurador – com a apresentação de um atestado médico de no máximo 30 dias.

Quem pode fazer a Prova da Vida do INSS pela internet?

A Prova de Vida online do INSS foi disponibilizada para idosos com mais de 80 anos e segurados com dificuldades de locomoção. A modalidade está disponível desde o agosto do ano passado e deve durar pelo menos até o fim do ano.

O processo deve ser realizado pelo aplicativo Meu INSS ou também pelo site oficial do órgão do governo. Para quem tem mais de 80 anos, a confirmação de identidade é simples, precisando apenas de documento com foto.

É esperado que pelo menos 700 mil pessoas utilizem a Prova de Vida online…

Já os segurados com dificuldade de locomoção devem comprovar a situação por meio de um atestado ou declaração médica oficial. Os documentos devem ser anexados e enviados pela internet.

Como fazer a Prova de Vida – Passo a passo

O primeiro passo para o cumprimento da Prova de Vida do INSS é fazer o download dos aplicativos Meu INSS e Meu GOV.BR. Os dois estão disponíveis para aparelhos celulares com Android e iOS.

Em seguida, é só tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do celular (no estilo selfie). Vale lembrar que a imagem precisa ser clara, visível e atual, com o rosto em destaque para a confirmação da identidade.

Depois de anexar a foto, usuários precisam informar a data de emissão do respectivo documento que decidirem usar como comprovação de identidade. Podem ser usados documentos como carteira de motorista, carteira de identidade ou título de eleitor.

A medida em questão é utilizada desde 2012 para evitar fraudes na obtenção do benefício. A prova de vida presencial foi suspensa em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus. A modalidade permanece indisponível até o fim de fevereiro.

 

Leia Também