Prouni MEC 2019

Prouni MEC 2019 – Saiba tudo sobre Inscrições, Resultados, Cronograma e Vagas Remanescentes!

Prouni MEC 2019 – Quer fazer um curso superior em uma instituição privada de ensino sem pagar nada por isso? Veja como isso é possível através do Programa Universidade Para Todos!

Você já ouviu falar do Programa Universidade Para Todos? Mais comumente conhecido como Prouni, a iniciativa foi criada pelo Governo Federal no ano de 2004. E você sabe para que serve o Prouni? É bem simples: o programa é capaz de conceder bolsas de estudo parciais e integrais para que milhões de brasileiros tenham a possibilidade de estudar em instituições privadas de ensino. Continue lendo e confira informações sobre Inscrições, Resultados, Cronograma, Vagas Remanescentes e saiba quem tem direito ao programa!

Prouni MEC 2019
Foto: Divulgação

Prouni Inscrição – Quem pode se inscrever no programa?

O Prouni MEC 2019 se destina a estudantes formados em escolas do ensino médio da rede pública cuja renda familiar per capita máxima não ultrapasse três salários mínimos. O primeiro passo para ingressar no Prouni é ter realizado o Enem, uma vez que o sistema do Prouni utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para destinar as bolsas de estudo.

Prouni Inscrição
Foto: Divulgação

Pode se inscrever no Prouni:

  • – Quem concluiu o ensino médio nas escolas públicas;
  • – Quem concluiu o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral;
  • – Quem participou da última edição do Enem e obteve nota de, pelo menos, 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

A seleção dos bolsistas do Prouni acontece da mesma forma que o ingresso no SiSU: o candidato realiza sua cadastro no site do Prouni usando o número de sua inscrição no Enem. Na sequência, ele deverá escolher o curso e a instituição de ensino para a qual deseja a bolsa. Depois daqui é só esperar o ponto de corte final e verificar se você pode receber a bolsa integral. Para quem recebe a bolsa parcial, o Prouni garante o Acesso ao FIES para que o estudante possa financiar o restante de sua mensalidade.

Prouni Resultado 2019

O cronograma Prouni MEC 2019 ainda não foi divulgado, mas a estrutura segue sempre o mesmo formato:

Cronograma Prouni MEC 2019 Primeiro Semestre

  • – Fevereiro: início do período de inscrições, resultado da 1ª chamada, comprovação de informações para matrícula.
  • – Março: resultado da 2ª chamada. Comprovação de informações para matrícula em segunda chamada. Inscrição na lista de espera. Período de entrega da documentação necessária.

Se você não passar no primeiro semestre, ainda há chance para as vagas que abrem no meio do ano. Confira o possível cronograma do Prouni MEC 2019 do segundo semestre:

Cronograma Prouni MEC 2019 Segundo Semestre

  • Prouni Resultado 2019
    Foto: Divulgação

    – Junho/Julho: Começam as inscrições. Saem os resultados da 1ª chamada do 2° semestre. Começa o período de comprovação da documentação.

  • – Final de Julho/começo de Agosto: divulgação do resultado da 2ª chamada referente ao 2° semestre. Começa o período de comprovação da documentação.

Após todo esse processo, ainda existem as listas de espera e diversas vagas remanescentes que podem ser aproveitadas por quem não conseguiu ingressar nas duas oportunidades do Prouni MEC 2019. Esperamos que o artigo tenha sido útil. Bons estudos!

Sabia que é possível se deslocar gratuitamente utilizando o Programa Passe Livre Estudantil 2019?

 

Leia Também