ProUni 2022: MEC divulga calendário oficial para inscrições do programa – Confira as datas

O programa amplia o acesso de jovens de baixa renda à graduação. Se você quer ter um diploma superior, inscreva-se!

Muitos estudantes de baixa renda sonham em entrar na universidade pública, mas devido à grande concorrência, não são aprovados e acabam desistindo. Deste modo, procuram oportunidades nas faculdades privadas. Mas nesse caso o inimigo é o valor da mensalidade, que, a depender do curso, é mais alto do que a renda per capita da família do jovem.

Por isso, os estudantes são dependes de programas sociais voltados para a educação superior, como Fies, Prouni e Sisu. Os dois primeiros facilitam o acesso às instituições privadas, já o último é voltado para as universidades públicas.

Para quem precisa da concessão de um benefício que lhe ajude a ingressar em um curso superior privado, o Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu inscrições para o primeiro semestre de 2022. Os alunos devem se cadastrar no site do programa entre os dias 22 e 25 de fevereiro. As datas foram divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação.

As inscrições para o Prouni devem ser feitas apenas no site do programa./Imagem: Agência Brasil

O que é Prouni?

O objetivo do programa é ampliar o acesso de jovens de baixa renda à graduação. O programa do governo federal oferta bolsas de estudos para quem teve boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%).

Para poder concorrer a uma vaga do Prouni 2022, os interessados devem cumprir alguns requisitos. Veja quais:

  • Ter atingido o mínimo de pontos na prova do Enem. Portanto, a nota precisa ser de 450.
  • O estudante não pode ter diploma superior

  • Ter sido estudante da rede pública de ensino ou bolsista em escola privada

  • Ser pessoa com deficiência

  • Podem participar também professores da rede pública que estejam concorrendo a bolsas de estudos em cursos de licenciatura.

Veja também: Saiu! MEC divulga cronograma oficial de inscrições para SiSU, ProUni e Fies em 2022

Como é feita as inscrições?

Para concorrer à bolsa do Prouni, o estudante deve se inscrever exclusivamente no site do programa. O governo não autorizou nenhuma outra instituição a realizar as inscrições. Portanto, o acesso é por meio do seguinte endereço: http://prouniportal.mec.gov.br/

É importante destacar que o cadastro é gratuito. Outra coisa importante é que a página para o Prouni 2022 só estará liberada na data divulgada oficialmente, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Portanto, segure a ansiedade.

No momento da inscrição, o candidato a uma das bolsas do programa é direcionado para o site do GOV.BR. É necessário se cadastrar com o preenchimento de todas as informações solicitadas. Porém, se o candidato possuir o cadastro, é necessário apenas digitar o CPF e a senha.

Passada essa etapa, o jovem deve escolher duas instituições que deseja estudar, além disso, deve colocar o curso e o turno. É possível mudar a opção de curso durante o período de inscrição, valendo apenas a última.

Cronograma Prouni

22 a 25 de fevereiro de 2022 – Período de inscrição

2 de março de 2022 – Resultado da 1ª chamada

3 a 14 de março de 2022 – Comprovação das informações

21 de março de 2022 – Resultado da 2° chamada

21 a 29 de março de 2022 – Comprovação das informações da 2° chamada

4 a 5 de abril de 2022 – Inscrição na lista de espera

7 de abril de 2022 – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino

8 a 13 de abril de 2022 –  Comprovação das informações

Veja também: Fies em 2022: 1 milhão de beneficiários podem renegociar a dívida