ProUni 2020 – Como Funciona, Inscrições e Datas!

ProUni 2020 – Veja todos detalhes de como realizar sua inscrição e quando ela vai começar!

Não perca tempo e fique por dentro de tudo sobre o ProUni 2020, e assim conquiste sua vaga!

O ProUni 2020 é um dos principais programas de acesso à educação superior do Brasil. Reconhecido em todos os estados do país, essa iniciativa do Governo Federal poderá fazer toda a diferença para quem quer começar a estudar e não possui condições de lidar com altas mensalidades. Usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os estudantes podem acessar instituições de ensino não públicas e garantir uma educação de qualidade em uma área de seu interesse através de bolsas de estudo de 50% ou 100%. Quer saber mais? Confira o texto até o final e fique por dentro do ProUni!

Prouni 2020
Foto: Divulgação

ProUni 2020 

Você já deve ter ouvido falar sobre o ProUni 2020. Esse é considerado um dos principais programas de incentivo e acesso à educação superior no Brasil. Milhares de estudantes de todas as regiões do país já foram beneficiados com essa ação. 

O Programa Universidade para Todos surge com a intenção de incentivar estudantes, principalmente de baixa renda, a alcançar novos espaços em universidades particulares de todo o Brasil. 

O programa oferece, portanto, chances interessantes para jovens e adultos que estão querendo mudar de vida através de bolsas de estudo parciais (de 50%) ou integrais (100%). Os interessados precisam saber como funciona a distribuição de vagas. 

ProUni 2020 – Como Funciona

Mas afinal, como funciona o ProUni 2020? O primeiro ponto importante é sobre a distribuição de vagas. Como dito anteriormente, são ofertadas chances parciais ou integrais para quem quer estudar sem precisar lidar com altas mensalidades. Essas ofertas variam de acordo com a renda familiar dos participantes.

A seleção do ProUni acontece a cada seis meses (uma vez por semestre) e os benefícios são ofertados apenas para estudantes que fizeram sempre a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Uma das grandes vantagens do ProUni é que o processo de inscrição é feito totalmente online. Precisam ir pessoalmente até as unidades de ensino apenas os estudantes que forem selecionados para uma das bolsas de estudo ProUni

Depois de mostrar toda a documentação comprovando as informações que foram lançadas no site e ter a aprovação dessa etapa, o estudante poderá fazer a matrícula no ProUni. Mesmo quem não for chamado, ainda poderá ter mais uma chance através das vagas remanescentes. 

Requisitos ProUni 2020

É importante destacar também que existem alguns requisitos ProUni 2020 para quem quer participar do processo de seleção. Esses critérios devem ser atendidos para que o estudante não tenha problema no processo de matrícula. 

Os principais pré-requisitos para inscrição no ProUni são:

  • Ter feito o Ensino Médio em escola da rede pública (100%);
  • Ter feito o Ensino Médio em escola particular mas na condição de bolsista integral;
  • Atuar como professor de escola de ensino pública; 
  • Para conseguir bolsas integrais ProUni é necessário ter renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio per capita;
  • Para bolsas parciais ProUni a renda necessário é de até 3 salários mínimos por pessoa; 
  • Ter alcançado a média acima de 450 pontos no Enem – e não ter zerado a redação.

Datas ProUni 2020

Já é possível anotar na sua agenda as datas ProUni 2020. Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos devem ficar atentos para os prazos para conseguir fazer a sua inscrição corretamente. 

O atual cronograma ProUni 2020 divulgado em sites especializados já mostra as datas para o próximo semestre. Mas é importante aguardar o cronograma ProUni ofertado pelo Ministério da Educação (MEC). 

São elas: 

  • Início Inscrições ProUni 2020: 31 de janeiro; 
  • Fim das Inscrições ProUni 2020: 3 de fevereiro; 
  • Primeira chamada ProUni: 6 de fevereiro; 
  • Entre dos documentos ProUni: 6 a 14 de fevereiro. 

Inscrições ProUni 2020

As inscrições ProUni 2020 acontecem online, como dito anteriormente. Todos os interessados devem inscrever-se gratuitamente tanto no primeiro como no segundo semestre para o Programa Universidade para Todos. 

Confira um passo a passo para inscrição no ProUni 2020:

  • Acesse o site e clique em ‘Fazer inscrição’;
  • Faça o seu cadastro de forma gratuita;
  • Responda a todos os campos solicitados corretamente;
  • Escolha (em ordem) DUAS OPÇÕES de cursos de nível superior do seu interesse;
  • Conclua a inscrição confirmando a sua participação. 

 

Leia Também