Dicas para você se PROTEGER na internet e EVITAR golpes
Existem algumas dicas e orientações que são extremamente úteis para toda e qualquer pessoa que utiliza a internet, inviabilizando a aplicação de diferentes golpes.
Todo mundo está devidamente ciente que a internet pode apresentar diversas soluções, mas também uma série de problemas. Isto é, ainda que a internet seja extremamente útil e funcional para a realização de – quase – todas as tarefas, ela também pode representar diferentes riscos.
De forma mais clara, o ambiente virtual é repleto de armadilhas um tanto quanto bem feitas, capazes de enganar toda e qualquer pessoa que não esteja totalmente preparada para cada uma delas. Felizmente, existem algumas dicas e orientações que podem evitar que mais pessoas caiam.
Assim sendo, se você é um usuário assíduo da internet, é o momento ideal para conferir algumas dicas excelentes para evitar tornar-se vítima dos mais diversos golpes, levando-se em conta a forma com que cada um deles é aplicado.

Saiba como evitar cair nos mais diversos golpes aplicados na internet e navegue com mais segurança
Clonagem das redes sociais – o que fazer para evitar isso?
Um dos golpes mais populares da atualidade é a clonagem das redes sociais. Esse golpe acontece quando uma terceira pessoa invade a rede social da vítima, utilizando-a da forma que for conveniente e ele, normalmente, para aplicar novos golpes aos contatos daquela pessoa.
Para evitar a clonagem das redes sociais, bem como a invasão, entre coisas do tipo, é válido optar por configurações como:
- Ativar a verificação em duas etapas, principalmente através do número de celular;
- Evitar deixar os perfis expostos, se possível, privando-os, como no Instagram (instagram.com);
- No caso do WhatsApp (whatsapp.com), ativar o PIN de segurança.
Golpes por e-mail
Uma outra forma de aplicação de golpes que está totalmente popular na atualidade é aplicada pelo e-mail. Nesse tipo de golpe, os criminosos enviam e-mails fraudulentos para as vítimas, deixando-as em completa situação de desespero. Alguns dos e-mails mencionam:
- O possível vazamento de fotos íntimas;
- Cobranças sobre contas inexistentes;
- Links para uma falsa proteção das contas nas redes sociais.
Nos dois primeiros tópicos, os criminosos pedem dinheiro à vítima. Já no terceiro, a aplicação acontece através de um link com vírus. As orientações de segurança são:
- Jamais clique em qualquer link enviado por e-mail e que não seja de pessoas conhecidas;
- Verifique o remetente do e-mail;
- Denuncie como spam.
Veja também: Nubank vira alvo de NOVO GOLPE e vítimas já somam milhares! Entenda como se proteger
Demais orientações para não se tornar uma vítima
Golpe do link fraudulento
Ainda em relação aos links fraudulentos, têm-se algumas outras formas de aplicação desse tipo de golpe. Na mais comum delas, os criminosos criam links de lojas famosas, porém, através de uma fraude, vendendo produtos extremamente baratos.
Tem-se também os links enviados por redes sociais, como pelo WhatsApp, garantindo uma certa quantia em dinheiro para os sorteados, entre coisas do tipo. Nesse caso, as orientações de segurança são as mesmas das descritas no último tópico.
Cai em um golpe, e agora?
No momento em que um indivíduo cai em um golpe na internet, a primeira coisa a ser feita é procurar imediatamente um posto policial e realizar um boletim de ocorrência. Apesar de não existir qualquer garantia da recuperação do dinheiro, uma investigação pode ser iniciada.
Por fim, também é interessante trocar todas as senhas, e manter as senhas das redes sociais distintas umas das outras.
Veja também: Veja como se PROTEGER do golpe do Instagram: artimanha tem feito muitas vítimas