Pronatec Turismo


Conheça o Pronatec Turismo, saiba como fazer sua inscrição e conheça as vagas disponíveis dentro dessa modalidade do Pronatec 2015.

O Pronatec Turismo é um programa que favorece os brasileiros que desejam construir carreira no setor turístico. Sua proposta consiste em distribuir vagas para cursos gratuitos, reconhecendo assim as funções mais demandadas pelo mercado. Milhares de oportunidades educacionais foram abertas para a Copa do Mundo, mas a iniciativa também está se preparando para os Jogos Olímpicos 2016.

A criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aconteceu em outubro de 2011, a partir da Lei 12.513/2011, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Desde o começo, a inciativa estabeleceu o compromisso de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec possui uma série de subprogramas, como é o caso do Pronatec Turismo. Essa iniciativa foi organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de formar trabalhadores qualificados para o segmento turístico.

São mais de 40 cursos relacionados à área de turismo, além dos cursos de idiomas.

Os cursos gratuitos do Pronatec Turismo estão ganhando força em todo o país, com a intenção de gerar novos empregos. O programa também espera qualificar os trabalhadores para oferecer um atendimento de qualidade aos turistas.

Em dois anos, o Pronatec Turismo foi responsável por qualificar mais de 100 mil brasileiros. Nesse ano de 2015, o programa já está procurando renovar a sua proposta e ampliar o número de vagas para cursos de qualificação.

Quem pode participar do Pronatec Turismo?

Para participar do Pronatec Turismo, é preciso estar de acordo com os pré-requisitos do programa, como ter idade mínima de 18 anos e residir em uma das mais de 200 cidades contempladas pelo programa. Maceió, Manaus, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campo Grande são apenas alguns dos municípios que já contaram com as vagas do Pronatec Turismo.

Cursos Pronatec Turismo

Entre os cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec Turismo, vale destacar: agente de informações turísticas, atendente de lanchonete, barista, bartender, camareira em meios de hospedagem, cerimonialista, churrasqueiro, condutor de turismo de aventura, contador de histórias, copeiro, cozinheiro, garçom, mensageiro em meios de hospedagem, organizador de eventos, pizzaiolo, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, inglês básico, espanhol básico, inglês intermediário, salgadeiro, sommelier e sushiman.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec também trabalha com alguns cursos que se comprometem com o desenvolvimento local da cidade turística, como artesão de artigos indígenas, ilustrador de calçados, artesão de cerâmica, montador de bolsas, costureiro de calçados, artesão de pintura em tecido, fundidor de joias e pintor restaurador.

Como funciona o Pronatec Turismo?

Depois de escolher um dos cursos disponíveis, o cidadão interessado precisa procurar o órgão municipal de turismo da sua cidade para efetuar a pré-matrícula no programa. Lá, será elaborada uma carta de encaminhamento, que deve ser apresentada na instituição de ensino responsável pela realização do curso. Para efetuar a matrícula, também é fundamental estar com a documentação exigida em mãos (comprovante de residência, comprovante de escolaridade, CPF e RG).

Os cursos Pronatec Turismo duram de 160 a 360 horas/aula, ou seja, até quatro meses. Eles são rápidos, práticos e focados nas necessidades do mercado de trabalho. As aulas acontecem em escolas públicas federais e estaduais, SENAC, SENAI, SESI, SENAR, SEST/SENAT.

Inscrições Pronatec Turismo

Os períodos de inscrições são divulgados pelo Ministério do Turismo, assim quando novas turmas são abertas. No entanto, você pode acessar o site pronatec.mec.gov.br e ter uma visão geral das oportunidades educacionais oferecidas pelo programa. Para se inscrever online, basta selecionar o curso do seu interesse, após efetuar uma busca de acordo com estado, cidade, escolaridade e instituição. Vagas para cursos de diferentes áreas são encontradas na página, inclusive de turismo.

Sisutec, Cursos, Vagas e Inscrições

Além do Pronatec, outra forma de ingressar no ensino técnico é através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), porém o interessado deverá ter realizado o ENEM no ano anterior e não ter zerado a prova de redação.

As inscrições para a primeira edição do Sisutec 2015, será no fim de março. Então fique ligado, conheça os cursos, vagas e inscrições do Sisutec 2015.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *