Pronatec SP 2016
Pronatec SP 2016 – Saiba tudo sobre o Pronatec em São Paulo
O Pronatec SP 2016 tem contribuído com a formação profissional de milhares de paulistas, que vivem na capital de São Paulo, no interior e no litoral do estado. A iniciativa amplia o número de vagas para cursos gratuitos, graças à parceria estabelecida com grandes instituições de ensino.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) iniciou as suas atividades em 2011, como uma iniciativa do governo federal para expandir a educação profissional e tecnológica. Logo no início, a presidente Dilma Rousseff prometeu gerar 8 milhões de vagas gratuitas para cursos de qualificação e cursos técnicos, no período de quatro anos, em todo o país.
A formação inicial e continuada (FIC), uma das modalidades do Pronatec São Paulo, é formada por cursos rápidos e focados nas funções demandadas pelo mercado. Já os cursos técnicos são mais duradouros e abrangentes, pois se comprometem em desenvolver as competências necessárias para executar atividades práticas em uma determinada área.
Todas as pessoas podem participar do Pronatec 2016 e assim aumentar as chances de emprego no mercado de trabalho. No entanto, para garantir a bolsa-formação, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. O programa atende estudantes da rede pública, beneficiários do Bolsa Família e desempregados.
Cursos gratuitos Pronatec São Paulo 2016
Confira a seguir as oportunidades que o Pronatec São Paulo 2016 está oferecendo:
Senai Pronatec SP 2016
O Senai Pronatec SP 2016, sendo uma das mais importantes entidades de educação profissional do estado de São Paulo, também oferece oportunidades através do Pronatec 2016. São muitas opções de cursos profissionalizantes gratuitos, como eletricista de automóveis, eletricista industrial, auxiliar administrativo, mecânico de motocicletas, auxiliar pessoal, entre outras.
IFSP Pronatec 2016
Os cursos grátis do Pronatec também são executados pelo instituto federal SP 2016. Já foram montadas turmas para as carreiras de agricultor familiar, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de cozinha, programador web, inglês, básico, cuidador de idoso e muitas outras.
Senac Pronatec SP 2016
O Senac SP 2016 reserva parte das suas vagas para o Pronatec 2016. Entre os cursos que já foram ofertados, estão: agente e alimentação escolar, almoxarife, atendente de lanchonete, auxiliar financeiro, garçom, balconista de farmácia, maquiador, vitrinista, entre outros.
UNIP Pronatec SP 2016
A Universidade Paulista (UNIP) é referência em ensino superior, mas também trabalha com cursos profissionalizantes no âmbito do Pronatec. São ofertadas vagas para técnicos em análises clínicas, computação gráfica, segurança do trabalho, saúde bucal, radiologia, massoterapia, informática, farmácia, eventos, nutrição, entre outras áreas. Os alunos são selecionados a cada semestre pelo Sisutec.
Cruzeiro do Sul Pronatec 2016
Se você procura bolsas de estudo de 100% para cursos técnicos, então procure a Universidade Cruzeiro do Sul. A instituição, através do Pronatec, promove os cursos de técnico em enfermagem, técnico em redes de computadores e técnico em desenho de construção civil.
Inscrições Pronatec SP 2016
As inscrições Pronatec 2016 estão abertas durante o ano todo, tudo depende da abertura de novas turmas e concessão de vagas das instituições executoras do programa. Os interessados em garantir uma oportunidade devem acessar o site pronatec.mec.gov.br, fazer uma busca por vagas abertas e se inscrever pela internet. O buscador gera resultados conforme o estado, a cidade e a escolaridade.
Quem tem interesse pelos cursos técnicos do Pronatec deve aguardar a abertura do prazo de inscrição para o Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, seleciona os alunos conforme o desempenho no Enem. O processo seletivo acontece duas vezes por ano e reúne várias instituições.
Os trabalhadores que estão em busca de qualificação profissional gratuita também podem se dirigir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e solicitar uma oportunidade.