Pronatec Sisutec

Pronatec Sisutec. Juntos para que você possa estudar.

O Sisutec é a versão do Sisu para cursos técnicos oferecidos por instituições públicas e privadas associadas ao programa, sendo que as vagas disponíveis por meio do Pronatec também estarão disponíveis via Sisutec.

Desta forma, fazendo o ENEM, você terá, além de acesso a diversas vagas de ensino superior pelo Sisu, acesso a diversas vagas de cursos técnicos por meio do Sisutec.

www.pronatec.pro.br

O ensino técnico é uma grande vantagem, especialmente para os jovens que ainda não decidiram qual curso superior irão fazer. Como o ensino técnico tem duração menor e garante uma posição vantajosa no mercado de trabalho, é a melhor escolha para quem não quer começar o ensino superior logo ao sair do ensino médio, sem contar com a chance de fazer um curso gratuito pelo Pronatec Sisutec.

Quais cursos posso fazer Pronatec Sisutec?

A quantidade de cursos é enorme, em todo o Brasil, nas mais diversas áreas, e para ingressar é só ter realizado a prova do ENEM no ano anterior, na inscrição Sisutec é só marcar quais os cursos você tem interesse em fazer. É muito importante oferecer todos os dados necessários para que seu cadastro seja efetivado corretamente e para que você não corra o risco de perder sua vaga por incongruência de cadastro.

Condições como cotas raciais e seu egresso de escola pública são verificados no momento do cadastro e qualquer tentativa de fraude é punida com a exclusão do programa.

Outra vantagem é que não são apenas as ETECS que podem ser acessadas por meio do Pronatec Sisutec, escolas particulares de grande renome como Senac e SENAI também estão acessíveis em todos os seus cursos técnicos, oferecendo cursos de altíssima qualidade e todos os benefícios que os alunos matriculados de outras formas gozam.

Como não poderia deixar de ser, os cursos de áreas tecnológicas estão entre os mais procurados, pela fartura de vagas no mercado de trabalho para estas áreas, que sem dúvida são as que mais crescem atualmente. Cursos como web design e técnico em animação e jogos online estão entre os mais concorridos.

Outra área que deve ser levada em consideração no momento de buscar seu curso do Pronatec Sisutec, são as áreas ligadas ao turismo e a hospitalidade, já que estas áreas tiveram sua demanda ampliada de forma incrível. A empregabilidade de um egresso dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec Sisutec nestas duas áreas é muito grande, pela falta de profissionais qualificados no mercado.

Quais são minhas chances no Pronatec Sisutec?

Tenha em mente que o Pronatec Sisutec é um programa de inclusão social, o que significa que as pessoas de origem mais humilde têm prioridade, entretanto, todos os inscritos tem uma chance de conseguir uma vaga dentro do programa. Caso você não tenha conseguido na primeira chamada, existe a possibilidade de uma segunda chamada, então não deixe de conferir o site do programa e ficar sempre atento.

Caso você tenha sido selecionado, não perca o prazo da matrícula, com toda a documentação necessária solicitada pela instituição aonde fará seu curso técnico. Se isto acontecer, você perderá sua vaga que será enviada para a lista da segunda chamada.

Caso você não tenha conseguido sua vaga pelo Pronatec Sisutec, não desista ainda. Existem outras possibilidades como os financiamentos estudantis diretos (FIES) e outros programas que podem te ajudar a começar seus estudos o quanto antes. Cheque também se sua empresa tem interesse de oferecer cursos técnicos relacionados à sua área de atuação, o governo federal oferece também a possibilidade deste financiamento por meio de empresas (Pronatec empresas).

 

Leia Também