Pronatec Senac 2016

Pronatec Senac 2016 – 2 milhões de vagas neste ano.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) se destaca como uma das mais importantes instituições de ensino profissionalizante do Brasil. Até pouco tempo através os cursos gratuitos eram oferecidos apenas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), mas agora as vagas gratuitas também são distribuídas em todo o Brasil pelo Pronatec 2016.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Governo Federal que iniciou as suas atividades em 2011. O objetivo consiste em ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, gerando assim novos empregos e mão de obra qualificada para as empresas de diferentes segmentos.

https://pronatec.pro.br

O Senac qualifica profissionais de norte a sul do país. Ele oferece cursos relacionados ao comércio de bens, serviços e turismo, contemplando as funções mais demandadas do mercado.

As vagas gratuitas do Senac, oferecidas no âmbito do Pronatec, pertencem às modalidades de cursos livres e cursos técnicos. O primeiro nível de formação tem a vantagem de ser mais rápido e direcionado a uma única função. Já a habilitação técnica é um pouco mais demorada e desenvolve as competências profissionais para atuar em uma área.

A cada ano, o Senac tem reforçado o seu compromisso com a proposta do Pronatec. De acordo com dados de 2013, a instituição recebeu mais de 470 mil matrículas em todo o Brasil só no âmbito do Pronatec. Após concluírem os cursos profissionalizantes, muitos estudantes do Senac foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Quem pode participar do Pronatec SENAC 2016?

O Pronatec atende pessoas com baixo poder aquisitivo, ou seja, que não possuem condições financeiras de pagar pelos cursos. As vagas são destinadas aos trabalhadores urbanos e rurais, estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio, beneficiários de programas federais de transferência de renda e solicitantes reincidentes de seguro desemprego.

Como funciona o Pronatec SENAC 2016?

O aluno do Senac/Pronatec pode fazer um curso profissionalizante totalmente gratuito, contando com a mesma qualidade da formação particular e paga. Além de dispensar o pagamento das mensalidades, o programa também garante uma série de benefícios, como material didático gratuito, auxílio alimentação e auxílio transporte.

Cursos Pronatec SENAC 2016

O Senac oferece muitas opções de cursos gratuitos através do Pronatec, incluindo: almoxarife, agente de alimentação escolar, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, auxiliar de cozinha, garçom, balconista de farmácia, cabeleireiro, depilador, cuidador de idoso, inglês básico, operador de computador, jardineiro, maquiador, recepcionista, operador de telemarketing, vendedor, vitrinista, DJ, manicure e pedicure, montador e reparador de computadores, salgadeiro, técnico em administração, técnico em segurança do trabalho, técnico em logística.

https://pronatec.pro.br

Para conhecer com mais detalhes os cursos gratuitos Pronatec 2016, visite pessoalmente a unidade do Senac mais próxima. Lá, você terá acesso à programação completa.

Inscrições Pronatec SENAC 2016

O Pronatec Senac fica com inscrições abertas durante o ano todo. As pessoas interessadas nas vagas gratuitas devem acessar o site pronatec.mec.gov.br e se inscrever gratuitamente pela internet. Cada candidato deve realizar uma busca online, informando estado, município e instituição. Se houver turmas abertas, basta clicar no item “Inscreva-se” e preencher um pequeno formulário eletrônico. Se não houver, é necessário optar por “receber notificações” de vagas em sua cidade.

As vagas gratuitas para cursos técnicos do Senac são distribuídas através do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, classifica os candidatos com base na nota do Enem. O Sisutec costuma realizar o seu processo seletivo duas vezes ao ano.

www.pronatec.pro.br

As pessoas interessadas nas vagas gratuitas do Senac pelo Pronatec devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima para conhecer os cursos e efetuar a inscrição.

Aproveite as oportunidade do Senac/Pronatec e dê o primeiro passo na sua carreira.

 

Leia Também