Pronatec SE, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que expande e democratiza a o ensino profissionalizante no país. Todos os estados são contemplados, inclusive Sergipe.

Desde 2011, o Pronatec se comprometeu em oferecer educação profissional e tecnológica de qualidade. As vagas gratuitas contemplam as modalidades de formação inicial e continuada (FIC) e ensino técnico. Em 2015, o programa está entrando em uma nova fase e espera cumprir com a sua meta de distribuir 12 milhões de oportunidades educacionais em todo o Brasil.

www.pronatec.pro.br

Sergipe é o menor estado brasileiro, mas mesmo assim tem muitas empresas e precisa de mão de obra qualificada. Os cursos oferecidos através do Pronatec são responsáveis por melhorar a qualidade do trabalho e também por aumentar o número de empregos nas cidades sergipanas.

Como qualquer programa federal, o Pronatec estabelece pré-requisitos para distribuir as vagas gratuitas. Para se inscrever, o candidato precisa ser estudante da rede pública, beneficiário de algum programa de transferência de renda, solicitante reincidente de seguro desemprego ou trabalhador que precisa se requalificar.

Cursos gratuitos Pronatec Sergipe 2015

O Pronatec não teria como distribuir vagas para cursos gratuitos se não fosse pela parceria firmada com instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Confira a seguir algumas oportunidades:

Senai Pronatec SE

O Senai é uma instituição responsável por qualificar mão de obra para a indústria. No âmbito do Pronatec, são oferecidas vagas para qualificação profissional e habilitação técnica.

IFS Pronatec

O Instituto Federal de Sergipe, através do Pronatec, sempre está iniciando novas turmas nos campus de Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão, Estância e Itabaiana. Os cursos contemplam diversas carreiras, incluindo Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Operador de Computador, Representante Comercial e Ajudante de Obras.

Senac Pronatec SE

O Senac, cujo trabalho é focado na capacitação de profissionais para o comércio, também reserva parte das suas vagas para o Pronatec. A escola de Aracaju se destaca como a unidade que mais oferece cursos gratuitos. Entre janeiro e novembro de 2013, foram mais de 7 mil matrículas.

UNIT Pronatec SE

A Universidade Tiradentes (UNIT) se destaca como uma das mais importantes instituições de ensino superior de Sergipe, mas também oferece cursos técnicos gratuitos através do Pronatec. Entre as habilitações disponíveis, vale destacar Segurança do Trabalho, Saúde Bucal, Edificações, Podologia, Logística e Informática.

Inscrições Pronatec SE 2015

Pelo site do Pronatec

Não há um período pré-estabelecido para se inscrever no Pronatec. O programa aceita inscrições pela internet durante o ano todo. Os interessados nos cursos profissionalizantes gratuitos devem acessar o site pronatec.mec.gov.br e utilizar o buscador para encontrar vagas disponíveis. A pesquisa pode ser realizada de acordo com estado, cidade, escolaridade e até mesmo instituição.

Pelo CRAS

A internet não é o único meio de encontrar vagas gratuitas do Pronatec 2015. As pessoas que se enquadram no perfil do programa podem ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo e conferir os cursos grátis do Pronatec. Os principais municípios sergipanos contam com, pelo menos, uma unidade.

Pelo Sisutec

Nem sempre o Pronatec distribui vagas para cursos técnicos através do seu site oficial. O programa normalmente recorre ao Sistema de Seleção Unificada da Educação (Sisutec) para realizar um processo seletivo mais amplo e organizado. O sistema informatizado do MEC foi criado em 2013, com o objetivo de montar turmas para cursos técnicos gratuitos, conforme a nota tirada no Enem. As inscrições são abertas a cada semestre.

O primeiro processo seletivo do Sisutec 2015 está previsto para o começo de 2015.

 

Leia Também