Pronatec SC 2017

Pronatec SC 2017 – Saiba tudo sobre o Pronatec em Santa Catarina

Saiba mais informações sobre o Pronatec SC 2017 – Cursos, Vagas e Inscrições↓

O mercado tem se revelado cada vez mais exigente com relação à formação dos trabalhadores. Diante desse cenário, o Governo Federal resolveu criar o Pronatec. Em 2011, ano de lançamento, o programa se comprometeu em oferecer oito milhões de vagas gratuitas para cursos profissionalizantes no período de quatro anos.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa que amplia o acesso à educação profissional e tecnológica. Ele está presente em todos os estados brasileiros, inclusive Santa Catarina.

pronatec sc 2017

As principais instituições de ensino profissionalizante de Santa Catarina estão executando o Pronatec SC 2017, com o propósito de qualificar a mão-de-obra e gerar novas oportunidades de emprego em todo o estado. As vagas gratuitas, que configuram a bolsa formação, são destinadas aos estudantes da rede pública, beneficiários de programas de transferência de renda e solicitantes reincidentes de seguro desemprego.

Cursos gratuitos Pronatec Santa Catarina 2017

O Pronatec SC não poderia ser executado se não fosse pelas suas instituições parceiras. Confira a seguir as principais oportunidades educacionais do programa Pronatec Santa Catarina 2017:

Senai Pronatec SC 2017

Há décadas o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem formado profissionais qualificadosPronatec Santa Catarina 2017 para as indústrias de Santa Catarina. O número de vagas gratuitas, no entanto, aumentou com a criação do Pronatec. Além de desfrutar de um ensino totalmente gratuito, os alunos contemplados pela iniciativa também recebem material didático, auxílio lanche e auxílio transporte.

São muitas opções de cursos gratuitos ofertadas pelo Senai Pronatec SC, entre os quais vale destacar: técnico em edificações, técnico em segurança do trabalho, técnico em eletromecânica, técnico em logística, técnico em metalurgia, técnico em qualidade, técnico em química, técnico em vestuário, confeiteiro, auxiliar administrativo, eletricista industrial, modelista, mecânico de automóveis, operador de computador, programador web, entre outros.

IFSC Pronatec 2017

O Instituto Federal de Santa Catarina, no âmbito do Pronatec 2017, oferece vagas gratuitas para vários cursos profissionalizantes. A bolsa-formação contempla todos aqueles que não podem pagar as mensalidades da educação profissional. Já foram ofertados cursos nas áreas de Libras, Informática, Trabalhos Artesanais, Gestão de Pessoas, Decoração de Ambientes, Apoio Administrativo e Corte e Costura.

Senac Pronatec SC 2017

pronatec inscrições sc 2017O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) se encarrega de formar profissionais para trabalhar no comércio de bens, serviços e turismo. As vagas gratuitas do Pronatec 2017 são ofertadas nas modalidades de Ensino Técnico e Cursos Livres.

SENAR Pronatec SC 2017

Os trabalhadores da zona rural também precisam se preocupar com a qualificação, por isso o SENAR se aliou ao Pronatec para oferecer cursos gratuitos de qualidade em Santa Catarina. Sempre são abertas oportunidades para operador de máquinas agrícolas, bovinocultor de leite, horticultor orgânico, fruticultor, entre outras carreiras.

Estácio de Sá Pronatec 2017

A Estácio de Sá se destaca como uma das maiores universidades do Brasil. Ela está presente em vários estados, como é o caso de Santa Catarina. Por meio do Pronatec, são ofertadas vagas gratuitas para massoterapia, cuidado depronatec cursos sc 2017 idosos, logística e reabilitação de dependentes químicos.

Uniasselvi Pronatec 2017

A Uniasselvi oferece cursos técnicos gratuitos através do Pronatec. As habilitações técnicas disponíveis são: Informática, Logística, Produção de Moda, Computação Gráfica, Vestuário, Alimentação Escolas, entre outros.

Inscrições Pronatec SC 2017

As inscrições para o Pronatec 2017 ficam abertas o ano todo, basta acessar o site pronatec.mec.gov.br e realizar uma busca por vagas abertas. A pesquisa considera o estado, o município, a escolaridade e até mesmo a instituição. Se houver oportunidades disponíveis, basta clicar no item “Inscreva-se” e preencher o formulário eletrônico de interesse.

Quem deseja se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos também pode procurar as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que estão presentes nos principais municípios catarinenses.

MedioTec SC 2017

O MedioTec é uma ação do Governo Federal que foi criada como uma espécie de extensão do Pronatec. A ideia é que sejam disponibilizadas oportunidades de formação profissional e técnica para estudantes do ensino médio da rede pública, prioritariamente. Novas informações sobre o MedioTec SC 2017 devem surgir a qualquer momento.

O que é possível afirmar até o momento é que serão disponibilizadas oportunidades em diversas cidades do estado, como Joinville, Criciúma, Canoinhas e outras.

Os cursos MedioTec 2017 Santa Catarina serão voltados, a princípio, para jovens de todas as idades do ensino médio em redes públicas ou para quem recebe bolsa integral em escolas particulares. Também será dada prioridade para estudantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e para jovens em vulnerabilidade social.

 

Leia Também