Pronatec RN, Cursos, Vagas e Inscrições 2015
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi lançado em 2011, pelo Governo Federal. Desde o início, ele procurou alcançar o seu objetivo de democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica. Em quatro anos de história, a iniciativa atendeu mais de 7,3 milhões de pessoas em todo o país.
Os cursos gratuitos do Pronatec estão presentes em todo o Brasil, como é o caso do estado do Rio Grande do Norte. A população potiguar conta com as vagas gratuitas para se profissionalizar e assim aumentar as chances de conseguir um bom emprego.
Para participar do Pronatec RN, é muito importante estar de acordo com os pré-requisitos do programa. O candidato à bolsa formação deve ser estudante de escola pública, beneficiário de programas de transferência de renda (Bolsa Família) ou solicitante reincidente de seguro desemprego.
Cursos gratuitos Pronatec Rio Grande do Norte 2015
O Pronatec oferece cursos profissionalizantes no Rio Grande do Norte graças à parceria estabelecida com instituições de ensino do estado. Confira a seguir algumas oportunidades:
Senai Pronatec RN
Especializado na formação de profissionais para trabalhar na indústria, o Senai se destaca como um importante executor do Pronatec.
A entidade já ofereceu vagas gratuitas para as carreiras de auxiliar administrativo, eletricista instalador predial, mecânico, auxiliar de recursos humanos, montador de andaimes, entre outras.
IFRN Pronatec
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte oferece vagas gratuitas para cursos por meio de Pronatec. Os alunos contemplados se profissionalizam em pouco tempo e conseguem encontrar um bom emprego. O programa já contemplou as carreiras de desenhista de produtos gráficos web, montador e reparador de computadores, auxiliar administrativo, inspetor escolar e muitas outras.
Senac Pronatec RN
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), reserva parte das suas vagas para atender a demanda do Pronatec. No âmbito do programa, a instituição já lançou oportunidades educacionais gratuitas para os cursos de técnico em saúde bucal, técnico em logística, técnico em podologia, administrador de banco de dados, almoxarife, depilador, organizador de eventos, operador de supermercado, recepcionista, entre muitos outros.
Senar Pronatec RN
O Senar, através da sua oferta de cursos gratuitos pelo Pronatec, prepara profissionais para trabalhar na zona rural. As vagas contemplam as qualificações de artesão em bordado à mão, produtor de derivados do leite, apicultor, fruticultor, preparador de doces e conservas, entre outras.
Universidade Potiguar
A Universidade Potiguar (UnP), através do Pronatec, oferece bolsas de 100% para os seus cursos técnicos. As vagas gratuitas contemplam as habilitações de técnico em enfermagem, técnico em paisagismo, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, entre outras.
Estácio de Sá Pronatec RN
A Estácio de Sá é uma instituição de ensino particular que está presente nos principais estados brasileiros. Como executora do Pronatec 2015, a universidade realiza cursos técnicos de informática e logística.
Inscrições Pronatec RN 2015
Se você tem interesse nos cursos de qualificação do Pronatec RN, então faça a sua inscrição pela internet. Acesse o site oficial do programa e use o buscador para encontrar vagas abertas, conforme o estado, a cidade e a escolaridade. Se houver alguma turma disponível, clique em “Inscreva-se” e preencha o pequeno formulário eletrônico com os seus dados.
No caso dos cursos técnicos gratuitos, é necessário efetuar a inscrição no site Sisutec 2015. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo Ministério da Educação, distribui vagas gratuitas considerando a nota que o candidato obteve na edição mais recente do Enem. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, envolvendo instituições públicas e privadas de todo o país.
Outra forma de se inscrever no Pronatec é procurando um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Há duas unidades em Natal prontas para atender os trabalhadores.