Pronatec Professor


Saiba como se inscrever no Pronatec Professor. Conheça as vagas do Pronatec Professor na sua região. Inscrição para Professores Pronatec 2015.

Pronatec Professor – Vagas e Inscrições

O Pronatec não representa uma oportunidade apenas para quem está em busca de educação profissional gratuita e de qualidade. Ele também tem gerado empregos para milhares de professores pelo Brasil afora, que lecionam nos cursos profissionalizantes oferecidos no âmbito do programa.

As instituições parceiras do Pronatec, como é o caso dos institutos federais, costumam realizar concursos para a contratação de professores. Os docentes aprovados no processo seletivo lecionam diferentes disciplinas nos cursos, desde que a matéria em questão tenha a ver com a área de formação.

www.pronatec.pro.br

Vagas para professores Pronatec

Quem possui alguma formação relacionada a um dos eixos tecnológicos do Pronatec pode considerar a possibilidade de lecionar em um dos cursos do programa. As instituições parceiras se empenham na contratação de professores, como é o caso dos institutos de tecnologia, das escolas estaduais, do Senai e do Senac.

No momento, há poucas vagas abertas para professores do Pronatec. Assim que o governo liberar a verba para os cursos, as instituições parceiras vão contratar novos profissionais para dar aulas.

Inscrições abertas para professores Pronatec

Algumas instituições de ensino já começaram a selecionar professores para dar aulas nos cursos do Pronatec. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), por exemplo, publicou um edital com a intenção de selecionar professores para trabalhar na cidade de Pedras de Fogo.

As vagas para professores Pronatec contemplam nove disciplinas nas áreas de Segurança do Trabalho e Design de Moda. As inscrições poderão ser realizadas, presencialmente, no período de 6 a 10 de abril, na reitoria de João Pessoa. Clique aqui para ler o edital e obter mais informações sobre a seleção de professores Pronatec no estado da Paraíba.

www.pronatec.pro.br

O IFPB também está com inscrições abertas para preencher uma vaga de bolsista orientador na cidade de Esperança, no Agreste da Paraíba. As inscrições para participar da análise curricular seguem abertas até o dia 7 de abril.

Entenda o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011, com o propósito de qualificar profissionais para o mercado de trabalho e gerar emprego. A formação da mão-de-obra acontece através de cursos profissionalizantes gratuitos.

Nos seus primeiros quatro anos de história, o Pronatec se comprometeu em distribuir 8 milhões de oportunidades educacionais em todo o país. Em 2015, o compromisso com a educação profissional gratuita foi renovado, ou seja, o governo se comprometeu em abrir mais 12 milhões de novas vagas até 2019.

O Pronatec trabalha com duas modalidades de capacitação. A primeira é a formação inicial e continuada (FIC), que é composta por cursos de curta duração (a partir de 160 horas) e destinados aos trabalhadores. A segunda é a habilitação técnica, composta por cursos mais abrangentes (a partir de 800 horas) e focados no desenvolvimento de competências práticas de uma área.

Criado para ampliar o número de brasileiros qualificados, o Pronatec tem como público-alvo: estudantes da rede pública, trabalhadores, beneficiários de programas sociais de transferência de renda e solicitantes de seguro desemprego. De modo geral, o programa ajuda quem não pode pagar as mensalidades de um curso.

Problemas enfrentados pelo Pronatec

Nesse ano de 2015, o Pronatec 2015 não começou com um saldo muito positivo. O Ministério da Educação ainda não repassou a verba para muitas instituições parceiras, o que desencadeou o cancelamento de várias turmas previstas para esse ano. Em todo caso, o MEC já está tomando providências para negociar a dívida.

A falta de pagamento das instituições parceiras também está causando a demissão de professores do Pronatec. Alguns colégios técnicos já reduziram o número de docentes e estão esperando o governo federal tomar alguma providência.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

1 pensamento em “Pronatec Professor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *