Pronatec PR 2016

Pronatec PR 2016 – Saiba tudo sobre o Pronatec no Paraná.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do governo federal que amplia o acesso à educação profissional e tecnológica. As vagas para cursos gratuitos são ofertadas em todo o país, inclusive no estado do Paraná.

Pelo Pronatec PR 2016, é possível realizar duas modalidades de curso: formação inicial e continuada (FIC) e ensino técnico. A primeira tem como objetivo qualificar profissionais o mais rápido possível, preparando-os para as necessidades do mercado de trabalho. A segunda modalidade é um pouco mais abrangente, com cursos que desenvolvem conhecimentos práticos em diferentes áreas.

https://pronatec.pro.br

Os cursos do Pronatec são oferecidos para todos os brasileiros. Na distribuição de vagas gratuitas, a preferência é para trabalhadores, estudantes matriculados na rede pública, solicitantes reincidentes de seguro desemprego e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos do Pronatec 2016 são considerados a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso os paranaenses não podem perder a oportunidade de se qualificar. As vagas gratuitas são disponibilizadas em todo o estado, graças a parceria com instituições públicas e privadas.

Cursos gratuitos Pronatec Paraná 2016

Confira a seguir mais informações a respeito das oportunidades do Pronatec Paraná 2016:

Senai Pronatec PR 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) forma profissionais para trabalhar na indústria de diferentes segmentos. Parte das vagas é disponibilizada no âmbito do Pronatec 2016, incentivando a educação profissional e melhorando a qualidade da mão de obra.

Os cursos gratuitos do Senai Pronatec são oferecidos em várias cidades do Paraná, englobando as áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Logística, Têxtil e Vestuário, Metalmecânica, Meio Ambiente, entre muitas outras. Para obter mais informações e esclarecer dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone 0800 648 0088.

IFPR Pronatec 2016

O Instituto Federal do Paraná se destaca como um dos mais importantes executores do Pronatec. Os cursos valorizam diferentes carreiras e reconhecem as necessidades de cada região. As principais cidades paranaenses já foram contempladas, como é o caso de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina.

Entre os cursos gratuitos que já foram ofertados pelo IFPR no âmbito do Pronatec, vale destacar: espanhol básico, auxiliar de cozinha, soldador, auxiliar de confeitaria, costureiro, eletricista industrial e contador de histórias. O edital de 2016 ainda não foi publicado pelo instituto.

Senac Pronatec PR 2016

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece cursos profissionalizantes de qualidade e sem custo através do Pronatec. Os alunos também recebem material didático e todo o suporte para estudar de forma totalmente gratuita.

A programação de cursos para 2016 ainda não foi divulgada, mas vale lembrar que no primeiro semestre de 2014, 12,9 mil vagas gratuitas foram abertas no âmbito do Pronatec, este ano de 2016 o Governo Federal abrirá 2 milhões de novas vagas, aumentando as vagas em relação a 2015.

Unopar Pronatec 2016

Pensando em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, a UNOPAR aderiu ao Pronatec. No âmbito do programa do governo federal, a instituição oferece vagas para cursos técnicos gratuitos nas áreas de Controle Ambiental, Cozinha, Computação Gráfica, Análises Químicas, Alimentação Escolar, Eletrônica, Nutrição, Prótese Dentária, Química, Cuidados de Idosos, Eletrônica, Estética, Farmácia, entre outras. As aulas são realizadas nas cidades de Arapongas, Bandeirantes, Londrina e Ponta Grossa.

Inscrições Pronatec PR 2017

O Pronatec PR disponibiliza as suas vagas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social. Para conhecer as oportunidades, o cidadão deve procurar o CRAS e realizar e participar das inscrições Pronatec PR 2017. Outra forma de se inscrever é através da internet, basta acessar o site oficial do Pronatec, fazer uma pesquisa pelo curso e efetuar a inscrição online se houver turmas em aberto.

No caso dos cursos técnicos gratuitos Pronatec PR, a distribuição das oportunidades acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados devem acessar o site e se cadastrar dentro do prazo. As oportunidades serão distribuídas conforme o desempenho no Enem 2015.

 

Leia Também