Pronatec PI, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do governo federal que está presente em todo o país, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à educação profissional. No Piauí, os cursos profissionalizantes gratuitos estão fazendo grande diferença na vida da população.

O Pronatec mantém parceria com instituições públicas e privadas do estado do Piauí para abrir cursos gratuitos. As vagas são para ensino técnico (carga horária a partir de 800 horas) e formação inicial e continuada (a partir de 160 horas). O programa trabalha com a bolsa formação e por isso ajuda as pessoas com baixo poder aquisitivo.

www.pronatec.pro.br

Todas as pessoas podem se inscrever no Pronatec, mas é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. O candidato precisa ser estudante ou já ter concluído o ensino médio na rede pública, ser beneficiário do Bolsa Família ou solicitante reincidente de seguro desemprego.

No Piauí, os cursos gratuitos do Pronatec já ajudaram milhares de pessoas. Todos recebem o apoio da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí (Seduc). Depois de concluir a formação, os alunos aumentam as chances de conseguir um bom emprego.

Cursos gratuitos Pronatec Piauí 2015

Confira algumas formas para conseguir participar de cursos do Pronatec 2015:

Senai Pronatec PI

O Senai é uma instituição que está presente em todo o país, com a meta de profissionalizar os trabalhadores da indústria. São desenvolvidos cursos em diferentes áreas, incluindo Automotiva, Metal, Gestão, Segurança no Trabalho, Construção Civil e Alimentos. No âmbito do Pronatec, o Senai oferece muitas vagas gratuitas todos os anos.

IFPI Pronatec

O Instituto Federal se destaca como um dos mais importantes executores do Pronatec. No início de 2014, ele chegou a abrir quase oito mil vagas para cursos gratuitos com duração de até dois meses. As vagas foram oferecidas para as carreiras de Mecânico de Motocicletas, Agricultor Familiar, Auxiliar Administrativo, entre outras. Todos os alunos que se matricularam receberam R$ 2 por hora aula para arcar com as despesas de transporte e alimentação. Em 2015, o IFPI lançará mais oportunidades.

Senac Pronatec PI

O Senac se encarrega de formar profissionais para trabalhar em empresas comerciais. Os seus cursos são pagos, mas parte das vagas é reservada para o Pronatec. Através do programa, a instituição já ofereceu muitas oportunidades educacionais em Teresina, Picos, Parnaíba, Campo Maior e Valença. Entre os cursos gratuitos que já foram desenvolvidos, vale destacar: Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Secretariado, Espanhol Básico, Cabeleireiro, Recepcionista Vendedor, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo e muitos outros.

Senar Pronatec PI

O Pronatec contribui com a formação de mão de obra qualificada para a zona rural, promovendo cursos gratuitos através do Senar. No Piauí, as vagas são destinadas às carreiras de fruticultor, ovinocultor, auxiliar administrativo, apicultor, entre outras carreiras.

Faculdades Maurício de Nassau Pronatec PI

Maurício de Nassau, uma das mais importantes universidades do nordeste do país, executa o Pronatec em sua unidade de Teresina. A instituição oferece cursos técnicos de qualidade em diferentes áreas e realiza a distribuição de vagas pelo Sisutec 2015.

Inscrições Pronatec PI 2015

As inscrições para o Pronatec Piauí podem ser realizadas pessoalmente ou pela internet. Os interessados podem comparecer a uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima para conhecer as vagas disponíveis e se inscrever. Outra forma de se candidatar é acessando o site pronatec.mec.gov.br e fazendo uma busca online pelos cursos profissionalizantes abertos.

O Pronatec distribui uma grande parte dos seus cursos técnicos gratuitos através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Esse recurso, desenvolvido pelo MEC, faz a distribuição das vagas conforme a nota do Enem, duas vezes por ano. Em 2015, o processo seletivo vai considerar o desempenho nas provas aplicadas em 2014.

 

Leia Também