Pronatec PE, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

A educação profissional vem sendo estimulada no estado de Pernambuco, graças ao Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do governo federal que gera oportunidades educacionais aos trabalhadores e melhora a qualidade da mão de obra.

As empresas estão demonstrando um interesse cada vez maior de contratar profissionais capacitados, por isso o Pronatec tem tomado proporções maiores a cada ano. O programa estimula a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos não só nos municípios pernambucanos, mas em todo o país.

www.pronatec.pro.brCriado em 2011, o Pronatec surgiu como uma forma de ampliar o acesso ao ensino profissional e tecnológico. Ele reserva vagas gratuitas em cursos de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas. No momento, a iniciativa trabalha com duas modalidades: formação inicial e continuada (FIC) e cursos técnicos.

O Pronatec foi criado para atender, prioritariamente, as pessoas que não possuem condições financeiras de pagar pelos cursos profissionalizantes. As vagas são ofertadas para beneficiários de programas de transferência de renda, estudantes da rede pública e trabalhadores que precisam se requalificar para ter acesso ao seguro desemprego.

Cursos gratuitos Pronatec Pernambuco 2015

As principais cidades de Pernambuco contam com qualificação oferecida pelo programa do governo, como Recife, Petrolina, Caruaru e Paulista. Confira a seguir algumas formas de conseguir a sua vaga no Pronatec Pernambuco em 2015:

Senai Pronatec PE

O Senai, ao longo das décadas, tem capacitado profissionais para trabalhar nas indústrias de Pernambuco. Nos últimos anos, a instituição ampliou o número de vagas gratuitas graças ao Pronatec. Em outubro de 2015, foram lançadas 1.020 oportunidades no âmbito do programa, com o propósito de selecionar alunos para o ensino técnico.

O Senai Pronatec PE já ofereceu vagas para curso técnico gratuito de Mecânica, Produção de Moda, Eletrotécnica, Soldagem, Administração, Vestuário, Química, entre outros.

IFPE Pronatec

O Instituto Federal de Pernambuco mantém unidades em todo o estado. Os cursos ofertados no âmbito do Pronatec 2015 procuram suprir a demanda de mão de obra de cada município. Já foram concedidas oportunidades para capacitar almoxarifes, agentes comunitários de saúde, cuidadores de idosos, padeiros, programadores de web, auxiliares administrativos, entre outros profissionais.

Senac Pronatec PE

O Senac, assim como outras instituições de educação profissional em Pernambuco, reserva vagas gratuitas para o Pronatec. Os cursos preparam os cidadãos pernambucanos para trabalhar com o comércio de bens, serviços e turismo. Em 2014, o Senac realizou cursos gratuitos de barista, auxiliar de cozinha, organizador de eventos, promotor de vendas, fotógrafo, cabeleireiro, maquiador, depilador, massagista, costureiro, entre outros.

Senat Pronatec PE

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) também qualifica a mão de obra através do Pronatec. As unidades, que estão distribuídas em todo o estado, oferecem muitas opções de cursos gratuitos de formação inicial e continuada, como almoxarife de obras e encanador instalador predial.

Senar Pronatec PE

O Senar prepara profissionais para trabalhar na zona rural e destina parte das suas vagas ao Pronatec. Os cursos são oferecidos especialmente nas cidades do interior. Os cidadãos podem se qualificar para as carreiras de artesão, preparador de doces e conservas, produtos de olerícolas, entre outras.

Inscrições Pronatec PE 2015

Para se inscrever em um dos cursos gratuitos Pronatec PE 2015 é muito simples, basta se dirigir até a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima e conferir as vagas disponíveis. Você também pode consultar as oportunidades da sua cidade através do site pronatec.mec.gov.br, fazendo uma busca de acordo com estado, município e escolaridade. Se houver vagas abertas, basta clicar em “Inscreva-se” e preencher o formulário pela internet.

No caso dos cursos técnicos gratuitos, o Pronatec costuma distribuir as vagas através do Sisutec 2015. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, leva em consideração a nota do Enem para definir os candidatos classificados. O processo seletivo acontece duas vezes por ano.