Pronatec PB 2016

Pronatec PB 2016 – Saiba tudo sobre o Pronatec na Paraíba.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do governo federal que existe desde 2011, com o propósito de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos. No estado da Paraíba, o programa tem ampliado o número de oportunidades educacionais dos trabalhadores e fornecido mão de obra qualificada para as empresas.

Para oferecer as vagas gratuitas de educação profissional, o Pronatec PB 2016 estabelece parceria com instituições públicas e privadas. As modalidades disponíveis são: Formação Inicial e Continuada (FIC) e Ensino Técnico.
https://pronatec.pro.brOs cursos de formação inicial e continuada são responsáveis por qualificar ou requalificar profissionais para o mercado de trabalho.

Eles possuem curta duração e desenvolvem habilidades básicas. Já os cursos técnicos são mais abrangentes, duram mais tempo e procuram focar na prática.

Todas as pessoas podem se inscrever no Pronatec, mas o programa costuma dar preferência aos candidatos que realmente não podem pagar as mensalidades de um curso profissionalizante. A bolsa formação contempla as pessoas que fizeram o ensino médio na rede pública, que recebem benefício de programa social ou que precisam fazer um curso para ter o direito de receber seguro desemprego.

Cursos gratuitos Pronatec Paraíba 2016

Confira a seguir as oportunidades de cursos gratuitos Pronatec Paraíba 2016:

Senai Pronatec PB 2016

O Senai, especializado na formação de profissionais para a indústria, oferece cursos gratuitos no âmbito de Pronatec. A instituição conta com escolas instaladas nas principais cidades paraibanas, como é o caso de João Pessoa, Caaporã, Bayeux, Guarabira, Sumé e Campina Grande.

Em novembro, o Senai PB ofereceu mais de 900 vagas gratuitas de cursos à distância através do Pronatec. Todas as aulas serão realizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem, exceto 20%, que acontecerá de forma presencial.

Diversas carreiras já foram contempladas com cursos gratuitos do Senai PB Pronatec, como é o caso de operador de computador, almoxarife, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos WEB.

IFPB Pronatec 2016

O Instituto Federal da Paraíba executa cursos gratuitos do Pronatec em praticamente todas as unidades. Sempre são abertas novas turmas para auxiliar de recursos humanos, vendedor, auxiliar administrativo, torneiro mecânico, mecânico de motocicleta, auxiliar de biblioteca, inglês básico, organizador e eventos, entre outros cursos. Acesse o site oficial do IFPB e fique de olho nos editais.

Senac Pronatec PB 2016

O Senac é responsável por treinar os alunos para trabalhar no comércio de bens, serviços e turismo. A instituição, no papel de executora do Pronatec 2016, já disponibilizou vagas para cuidador de idoso, operador de telemarketing, recepcionista, inglês aplicado aos serviços turísticos, auxiliar administrativo, entre outras carreiras.

SENAR Pronatec PB 2016

Os trabalhadores da zona rural já podem se profissionalizar gratuitamente, afinal, o Senar se destaca como um importante executor do Pronatec. Entre os cursos gratuitos oferecidos, vale destacar: apicultor, fruticultor e horticultor orgânico.

FPB Pronatec 2016

A Faculdade Internacional da Paraíba oferece, todos os anos, vagas gratuitas para cursos técnicos no âmbito do Pronatec. As oportunidades são para as habilitações técnicas de Meio Ambiente e Logística. A seleção dos candidatos acontece através do Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Inscrições Pronatec PB 2016

Para conhecer as vagas gratuitas do Pronatec 2016 PB, basta comparecer a uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Você também pode pesquisar a oferta de vagas e efetuar a inscrição online através do site oficial do programa: pronatec.mec.gov.br.

No caso dos cursos técnicos gratuitos Pronatec, a distribuição de vagas fica por conta do Sisutec 2016, uma plataforma criada pelo MEC que considera o desempenho no Enem para classificar os candidatos. São realizadas duas chamadas sucessivas para preencher as vagas, sendo que em cada uma o candidato terá um prazo para comparecer até a instituição e se matricular.

 

Leia Também