Pronatec PA 2016

Pronatec PA 2016 – Saiba tudo sobre o Pronatec no Pará.

O estado do Pará ampliou o seu número de profissionais qualificados graças ao Pronatec PA 2016. O programa do governo federal aumentou o número de oportunidades educacionais para os trabalhadores paraenses nos últimos quatro anos, o que contribui com o desenvolvimento das cidades e gerou muitos empregos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma inciativa que estimula a educação profissional e tecnológica. São oferecidas vagas gratuitas para cursos de formação inicial e continuada, além de cursos técnicos gratuitos.

https://pronatec.pro.br
O Pronatec foi criado com o objetivo de oferecer ensino profissionalizante nos quatro cantos do país. O programa ajuda, sobretudo, as pessoas mais necessitadas, que cursaram o ensino médio na rede pública, que recebem Bolsa Família e que precisam se qualificar para terem direito ao seguro desemprego.

No primeiro semestre de 2014, o Pronatec se comprometeu em abrir 763 mil vagas para cursos de qualificação profissional, que integraram o Plano Brasil Sem Miséria. Em 2015, o número de oportunidades foi um pouco menor, porém neste ano o Pronatec 2016 já anunciou 2 milhões de novas vagas, superando o ano anterior.

Cursos gratuitos Pronatec Pará 2016

A educação profissional é um ótimo caminho para o mercado de trabalho. Ela prepara os brasileiros para enfrentar os desafios de diferentes funções e desenvolver habilidades práticas. Como nem todo mundo pode pagar pela qualificação, o governo resolveu criar o Pronatec.

O Pronatec só tem conseguido oferecer vagas para cursos gratuitos no Pará graças ao apoio das prefeituras e das instituições locais.

Confira a seguir mais informações sobre as oportunidades:

Senai Pronatec PA 2016

O Senai, especializado na formação de mão de obra para a indústria, abre vagas em todo o estado para cursos gratuitos do Pronatec 2016. As oportunidades são ofertadas para diferentes carreiras, incluindo montador e reparador de computador, armador de ferragens, auxiliar administrativo, mecânico de manutenção, carpinteiro de obras, informática e cozinheiro industrial.

IFPA Pronatec 2016

O Instituto Federal do Pará se destaca como um dos mais importantes executores do Pronatec. Os cursos gratuitos contemplam diferentes carreiras, incluindo cuidador de idoso, balconista de farmácia, massagista, eletricista, torneiro mecânico, recriador, auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, marisqueiro, copeiro, garçom, entre outros. As aulas são realizadas nos principais municípios do Pará, incluindo Belém, Bragança, Breves, Castanhal e Santarém.

Senac Pronatec PA 2016

O Senac, com suas unidades fixas e móveis, é referência em matéria de educação profissional, sendo responsável por habilitar trabalhadores para o comércio. No Pará, algumas vagas gratuitas são reservadas através do Pronatec.

SENAR Pronatec PA 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) aumenta o número de oportunidades para os brasileiros no campo. Em todo o Brasil, as milhares de vagas gratuitas são ofertadas com foco em 60 carreiras de formação inicial e continuada. No Pará, os cursos promovidos são: produtor de derivados de leite, fruticultor, operador de máquinas agrícolas, apicultor, produtor de mandioca, viveirista de plantas, entre muitos outros.

UFPA Pronatec PA 2016

Embora seja uma instituição especializada em cursos superiores, a UFPA também tem executado o Pronatec e concedido vagas de educação profissional. Na cidade de Belém, por exemplo, a iniciativa tem cursos de artesão em bordado à mão e contador de histórias.

Inscrições Pronatec PA 2016

Se você deseja garantir uma vaga no Pronatec PA 2016, então procure uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e faça a sua inscrição. Também existe a possibilidade de acessar o site do pronatec.mec.gov.br para participar das inscrições Pronatec PA 2016 pela internet. A página realiza a busca por cursos, com base no estado, cidade, escolaridade e instituição.

Outra forma de se inscrever em um curso do Pronatec PA é aguardando o lançamento do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, distribui vagas para cursos técnicos gratuitos de acordo com a nota do Enem. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano.

 

Leia Também