Pronatec MA, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

Você está em busca de qualificação profissional de qualidade? Então aproveite a oferta de cursos gratuitos do Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está presente em todo o país, inclusive no estado do Maranhão.

O Pronatec foi criado em 2011, pelo governo da presidente Dilma Rousseff. O programa tem como propósito ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, ao oferecer vagas gratuitas aos brasileiros que não podem pagar as mensalidades dos cursos.

www.pronatec.pro.br

Em sua primeira etapa, o programa do governo federal se comprometeu em oferecer 8 milhões de vagas para cursos profissionalizantes, nas modalidades de ensino técnico e formação inicial e continuada. A segunda etapa do Pronatec, que começa em 2015, prevê o lançamento de 12 milhões de vagas para cursos gratuitos em todo o país.

No estado do Maranhão, o Pronatec tem desempenhado papel importante na capacitação dos trabalhadores. O programa atende, sobretudo, os cidadãos que concluíram o ensino médio na rede pública, que são beneficiários de programas sociais e que precisam se qualificar para receber o seguro desemprego.

Cursos gratuitos Pronatec Maranhão 2015

Para oferecer vagas gratuitas no Maranhão, o Pronatec 2015 estabelece convênio com instituições públicas e provadas de ensino profissionalizante. Os cursos ajudam quem precisa se reposicionar no mercado de trabalho e também quem deseja encontrar a primeira oportunidade de emprego.

Senai Pronatec MA

O Senai habilita profissionais para trabalhar nas indústrias de diferentes segmentos. Em 2014, a instituição estabeleceu a meta de oferecer 73.500 vagas para cursos gratuitos nas escolas do Maranhão. As oportunidades são oferecidas, principalmente na modalidade de qualificação profissional. Caldeiro e armador de ferragens são apenas algumas das tantas opções de cursos.

IFMA Pronatec

O Instituto Federal do Maranhão, no âmbito do Pronatec, também se empenha na oferta de cursos gratuitos. As turmas são montadas nas unidades pensando nas necessidades de mão-de-obra das empresas do Maranhão.

Senac Pronatec MA

O Senac prepara os trabalhadores para atuar nas empresas comerciais maranhenses. A instituição mantém unidades nas principais cidades do estado, como São Luís, Bacabal, Caxias, Santa Inês e Imperatriz. Entre os cursos gratuitos mais procurados, vale destacar: auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, organizador de eventos, reparador de computadores, cabeleireiro assistente e inglês básico.

SENAR Pronatec MA

Os trabalhadores da zona rural do Maranhão também podem contar com os cursos gratuitos do Pronatec. O programa habilita profissionais para seguir diferentes carreiras, incluindo: produtor de derivados do leite, inseminador artificial de animais, ovinocultor, viveiricultor, entre outras.

FAMA Pronatec

A FAMA se destaca como uma das principais instituições de ensino Maranhão, com uma unidade instalada na capital São Luís. No âmbito do Pronatec, a faculdade oferece cursos técnicos de hospedagem, cozinha, eventos, lazer, logística, secretaria escolar, serviços de restaurante e bar e agenciamento de viagens. As vagas são distribuídas através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), uma plataforma desenvolvida pelo MEC.

Inscrições Pronatec MA 2015

O Pronatec mantém o seu próprio espaço online, através do qual recebe inscrições online para cursos gratuitos. Os interessados nas vagas devem acessar pronatec.mec.gov.br e verificar as oportunidades disponíveis no sistema. O buscador do site encontra resultados conforme o estado, cidade e escolaridade. O usuário também pode especificar a instituição de ensino e a turma.

A inscrição no Pronatec pela internet requer o preenchimento de um pequeno formulário eletrônico. Se o perfil do candidato for aprovado, ele será convocado para fazer a matrícula.

Além da plataforma oficial do Pronatec, também é possível se inscrever pelo Sisutec 2015, que abre inscrições para cursos técnicos em todo o Brasil duas vezes por ano.

Aposte em um curso profissionalizante no Pronatec e aumente as suas chances no mercado de trabalho. Muitos cidadãos maranhenses já foram beneficiados pela iniciativa.