Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Pronatec Jovem Aprendiz 2016 – Inscrição – Vagas para 2016.

O Pronatec Jovem Aprendiz 2016 é parte do programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), auxilia os jovens egressos de escolas públicas a terem uma chance dentro de grandes empresas, como a Caixa e Petrobrás, atuando como aprendizes, além de oferecer ensino técnico de qualidade e uma maior empregabilidade futura.

https://pronatec.pro.br

Pronatec Jovem Aprendiz 2016 – Vagas para 2016

A nova fase do programa Pronatec Jovem Aprendiz 2016, criada para atender uma demanda crescente de jovens aprendizes para pequenas e médias empresas, foi feita para responder também à crescente violência juvenil urbana, que andou tão em pauta nos últimos tempos.

No lançamento desta nova fase do Jovem Aprendiz 2016, que ocorreu na terça-feira (28), foram destacadas as vantagens de incluir os jovens em condição de risco social (egressos de medidas sócio-educativas, resgatados de trabalho infantil, que estejam em abrigos e com deficiências), criando assim, uma dupla vantagem no programa, pois além de tirar estes jovens da influência destrutiva do crime organizado e diminuir os índices de criminalidade entre eles, ainda fomenta o empreendedorismo dentro destas comunidades, atividade que tem sido recorrente entre iniciativas tanto governamentais quanto de ONGS e empresas, que enxergam o micro empreendedorismo como solução para as desigualdades sociais.

https://pronatec.pro.br

Os jovens que poderão usufruir das vagas Pronatec Aprendiz 2016 terão de ter entre 14 e 18 anos e cumprir uma jornada de trabalho reduzida, além de estudar em escolas técnicas que estarão associadas às empresas e ao programa em geral. Com esta jornada dupla, o jovem aprendiz adquire mais responsabilidades e auxilia o sustento de sua casa, que geralmente é crítico.

Outras vantagens oferecidas com este tipo de inclusão é a reintegração destes jovens à comunidade, diminuindo o abismo social e aumentando a chance de ingressar no mercado de trabalho em 2016, oferecendo também às pequenas e médias empresas as vantagens de possuir um aprendiz, que poderá auxiliar empresas com visão conservadoras a mudar seus modos de pensar, e até descobrir e explorar novos talentos em ascensão.

O Pronatec Jovem Aprendiz em números

Somando desde o inicio do programa Jovem Aprendiz, criado em 2011, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, que por consequência, qualificaram estes jovens com um regime de trabalho e estudo. Nesta última edição, existe a previsão de criação de mais 15 mil vagas Pronatec Aprendiz 2016 em 81 municípios, que foram determinados por meio do mapa da violência, estudo criado pelo Governo Federal, no Pacto de Redução aos Homicídios.

Por que esta nova fase do Pronatec Jovem Aprendiz 2016 é diferenciada?

Porque ela foi pensada especialmente para atender aqueles que mais precisam. De acordo com estudos do SEBRAE, cerca de 60% das pequenas empresas que são abertas, fecham com menos de um ano de existência, devido a uma série de dificuldades educacionais, de planejamento e de concorrência.

Com o programa Pronatec Jovem Aprendiz 2016, além da inclusão social dos alunos, os pequenos empresários também são estimulados a serem mais inclusivos em suas contratações, o que vai gerar uma visão diferenciada do mercado e oferecer nova oxigenação para estas empresas.

Como diferencial ainda maior, os micro empreendedores individuais (MEI) também terão a chance de ter aprendizes trabalhando para eles. Desta troca tanto o empresário, quanto o aluno, quanto à comunidade em geral saem ganhando.

Inscrições Pronatec Jovem Aprendiz 2016

As inscrições Pronatec Jovem Aprendiz 2016 estão abertas, as vagas são ofertadas ao longo do ano dependendo da demanda das empresas cadastradas no Jovem Aprendiz, por isso fique sempre atento.

Lembrando que somente jovens de 14 a 18 anos poderão realizar a inscrição Pronatec Jovem Aprendiz 2016.