Pronatec Instituições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011. O programa oferece cursos técnicos e de qualificação para estudantes, jovens e trabalhadores.

Segundo informações obtidas no site oficial do Pronatec, entre os principais objetivos do programa está a ampliação e oferta de cursos de educação profissional e tecnológica: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio.

O Pronatec envolve diversas iniciativas e tem parceria com diversas instituições de ensino por todo o país. Nas previsões do MEC para o Pronatec 2015 existe ainda a previsão da ampliação da quantidade de instituições parceiras.

www.pronatec.pro.br

 

Entre as várias instituições parceiras do Pronatec está a Estácio, uma renomada instituição com cursos de qualidade, excelente infraestrutura e demais atributos.

Para participar do Pronatec o jovem precisa ter concluído o ensino médio em escola pública.

Instituições do Pronatec – Inscrições Online:

Para saber as instituições que fazem parte do Pronatec você deve acessar o site oficial.

No sistema você pode realizar uma busca de vagas disponíveis. Você deve preencher algumas informações para realizar a busca. Você deve colocar seu Estado e seu Município. Também é preciso informar sua escolaridade. Após, você terá uma listagem para escolher entre as diversas instituições de ensino da sua região.

Em uma pesquisa que realizei foram apresentadas as opções de Cursos da Rede Estadual, da Rede Federal, do SENAC, do SENAI, do SENAR e do SENAT. Você deve informar seus dados e verificar as opções de cursos e turmas disponíveis, podendo fazer a matrícula online.

As instituições têm cursos de qualidade e em diversas áreas. São vários pontos onde você pode estudar espalhados por todo Brasil.

Caso não haja disponibilidade de vagas para o curso desejado, existe o cadastro para receber notificações de novas vagas no sistema.

A formação técnica oferecida pelos cursos será de extrema importância para sua vida profissional. Ao final do curso, se tiver um bom aproveitamento, você será um profissional bem qualificado e apto para atuar bem no seu segmento.

Para o ano de 2015 existe uma previsão do Governo Federal de dobrar o número de vagas oferecidas e ampliar o número de instituições parceiras.

Caso precise de mais informações, existe uma página no site oficial do Pronatec com as perguntas frequentes e é possível que a sua dúvida possa ser solucionada lá.

 

Leia Também