Pronatec Inscrições – Curso, Vagas e Inscrição

Pronatec Inscrições – Curso, Vagas e Inscrição

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011. O objetivo consiste em aumentar o número de brasileiros matriculados na educação profissional e, consequentemente, gerar mais emprego.

O Pronatec, que entrou em vigor através da Lei 12.513, busca expandir cada vez mais o ensino profissionalizante em todo o país, através da oferta de cursos gratuitos. Os alunos beneficiados pelo programa não precisam pagar as mensalidades e nem possuem gastos com material didático. Em alguns casos, o Pronatec chega a oferecer uma assistência financeira para que o trabalhador possa realizar a sua qualificação tranquilamente.

www.pronatec.pro.br

Nos seus primeiros 4 anos de existência, o Pronatec se comprometeu em distribuir 8 milhões de vagas para cursos gratuitos em todo o país. Essa proposta foi renovada em 2015, com o Pronatec 2.0, com o objetivo de distribuir mais 12 milhões de oportunidades educacionais até 2019. Em 2016, o Ministério da Educação anunciou 2 milhões de novas vagas em todo o Brasil.

Como funciona o Pronatec?

www.pronatec.pro.brAtravés de uma proposta educacional de qualidade, o Pronatec amplia e democratiza o acesso aos cursos profissionalizantes. As vagas são oferecidas gratuitamente em diferentes ocasiões do ano, considerando a demanda de cada região do país. Vale lembrar, ainda, que o programa só consegue disponibilizar as oportunidades por causa das suas fortes parcerias (SENAI, SENAR, SENAT, SENAC, institutos federais, escolas técnicas estaduais e instituições particulares).

Graças ao convênio estabelecido com instituições públicas e privadas de ensino, o Pronatec consegue oferecer duas modalidades de bolsas de estudo. São elas:

Bolsa-formação trabalhador

Muitos brasileiros querem melhorar as suas chances no mercado de trabalho, mas não possuem condições financeiras para investir nawww.pronatec.pro.br profissionalização. Pensando nisso, o Pronatec resolveu oferecer bolsas de estudo que contemplam cursos de curta duração, classificados dentro da modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Todos os brasileiros podem solicitar bolsas de estudo, sendo que o programa dá preferência aos solicitantes reincidentes de seguro desemprego e beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Bolsa-formação estudante

www.pronatec.pro.brO Pronatec reconhece o desejo que muitos estudantes possuem de obter uma formação técnica de qualidade, por isso aposta na bolsa formação voltada para cursos técnicos. Nesse caso, só podem participar do processo seletivo quem já concluiu o Ensino Médio, de preferência na rede pública.

Cursos gratuitos Pronatec 2016

Todos os cursos gratuitos do Pronatec 2016 são aprovados pelo Ministério da Educação e reconhecidos no mercado de trabalho. Eles são classificados dentro dos seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Recursos Naturais, Segurança, Produção Industrial, Produção Cultural e Design, Produção Alimentícia, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação, Gestão e Negócios e Infraestrutura.

www.pronatec.pro.br

Confira a seguir um pouco mais sobre as modalidades:

Cursos FIC do Pronatec

O mercado de trabalho tem se revelado cada vez mais exigente e competitivo. Para se destacar na busca por um emprego, é preciso terwww.pronatec.pro.br qualificação. A modalidade de Formação Inicial e Continuada é ideal para quem deseja aprender uma nova ocupação ou aprimorar os conhecimentos. Os cursos são rápidos (160 horas em média) e focados nas funções mais demandadas pelas empresas de diferentes setores. Atualmente, o catálogo do Pronatec conta com 644 opções de cursos FIC.

Cursos técnicos Pronatec

www.pronatec.pro.brAs empresas estão demonstrando cada vez mais interesse pela contratação de profissionais de nível técnico. Os cursos técnicos (a partir de 800 horas) são responsáveis por capacitar profissionais competentes para desenvolver atividades no setor produtivo. O Pronatec se destaca com uma oferta de 220 habilitações de técnicas de qualidade e valorizadas no mercado de trabalho.

Pronatec Inscrição 2016

Para participar do Pronatec Inscrição 2016, existem três caminhos:

Pelo portal do Pronatec

www.pronatec.pro.br

O portal do Pronatec (pronatec.mec.gov.br) fica com inscrições abertas o ano todo, portanto, o trabalhador só precisa fazer a busca por uma vaga (de acordo com estado, cidade e escolaridade) e se inscrever online. Pelo site também é possível manifestar interesse pelas próximas turmas de uma determinada região, ou seja, o candidato receberá um comunicado por e-mail assim que surgirem novas oportunidades no sistema.

Sisutec Inscrições 2016

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é uma iniciativa do Ministério da Educação, criadawww.pronatec.pro.br especialmente para distribuir as vagas dos cursos técnicos gratuitos do Pronatec. Na última edição do Sisutec, que aconteceu no 2º semestre de 2015, foram ofertadas 289.341 oportunidades.

O Sisutec 2016 ainda não divulgou o seu cronograma. Nesse ano de 2016, os brasileiros que participaram do Enem 2015 poderão se inscrever no sistema informatizado.

Pelo CRAS ou CREAS

Você pode conhecer as vagas disponíveis na sua cidade e efetuar a inscrição pessoalmente em uma unidade do CRAS ou CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

Leia Também